Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 25 de Fevereiro de 2022 às 06:04
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


A composição dos poderes do Estado brasileiro, adotado pela teoria de Montesquieu em sua Constituição, funciona da maneira tripartite: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos entre si.

O epicentro de uma calorosa discussão entre o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) e deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), ocorrida no salão negro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O embate se deu em função do projeto de lei 717/2021 de autoria do deputado Elizeu Nascimento (PL), que institui o Programa Peixamento, na barragem da Usina Hidrelétrica do Manso, o mesmo foi aprovado em primeira votação na AL, durante a sessão de quarta-feira (16).

Para que a população possa entender a magnitude desse projeto.

A piscicultura entende por peixamento a operação que tem por fim o povoamento, o repovoamento e a estocagem de alevinos, o filhote de peixe.

Neste caso específico serão colocados peixes predadores das piranhas que estão em excesso, chegando a atacar pessoas, algumas delas tiveram membros mordidos e dilacerados por elas; desta forma, causando medo e pavor à população que frequenta o referido lago.

O lago do manso, por ser um ambiente de ecossistema lêntico, nos quais a água apresenta pouco ou nenhum fluxo, no qual é propício ao desenvolvimento de peixes como a piranha.

Estes peixes normalmente são atraídos por sons de frutas e sementes que caem de árvores e batem na água.

No vídeo protagonizado por ambos, o deputado Elizeu Nascimento (PL), concede entrevista a uma emissora televisiva, ele diz “o projeto de peixamento estava para ser aprovado na CCJ e não existe vício de iniciativa, infelizmente foi pedido visto pelo deputado Dal Bosco; momento em que Dal Bosco passa pelo saguão. Tem-se início, intensa discussão, principalmente com relação ao substitutivo pedido pelo deputado Dal Bosco no projeto original..........”

O projeto em questão sendo aprovado na íntegra, por certo equacionará um problema histórico do lago do manso, o superpovoamento de piranhas.

LICIO ANTONIO MALHEIROS é geógrafo



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4366/visualizar/