Puxando as rédeas Ser feliz é o mesmo que manter o controle das emoções
Já assistiu a algum filme em que há uma carroça desgovernada? O condutor da carroça tenta a todo instante colocar o animal e a carroça nos trilhos, mas tem muita dificuldade de fazer isso. O condutor se esforça para fazer a sua parte, mas mesmo assim não consegue obter êxito, pois não consegue dominar o meio de locomoção.
A nossa vida emocional se parece como uma carroça desgovernada. Sabemos que necessitamos colocar a carroça da vida nos caminhos corretos, porém temos muitas dificuldades de fazer isso.
Tentamos controlar a carroça das nossas vidas por intermédio da emoção, contudo esquecemos de racionalizar esse redirecionamento para um caminho melhor.
O autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, principalmente, das emoções que não conseguimos dominar como, por exemplo, a raiva, o estresse, e a impaciência
Para puxar as rédeas da carroça de nossas vidas é indispensável que coloquemos a razão em primeiro lugar, de modo que ela conduza a um caminho melhor. Quando se fala em utilizar a razão, é o mesmo que explorar o nosso hemisfério esquerdo do cérebro, isto é, a parte racional de cada ser humano.
O autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, principalmente, das emoções que não conseguimos dominar como, por exemplo, a raiva, o estresse, e a impaciência. É necessário que puxemos as rédeas da emoção a fim de redirecionarmos para um caminho mais sensato.
Não dá para viver no mundo de forma desorganizada e desestruturada, andando pela vida como um louco sem conseguir dominar as próprias emoções. Você e eu precisamos dizer para nós mesmos que temos o controle de nossas vidas. Somos nós que mandamos em nossas vidas.
Eu não quero viver como uma carroça desgovernada neste mundo, é preferível organizar a nossa mente para assegurar que a nossa emoção seja conduzida de forma tranquila e serena. O controle e a organização visam trazer para cada um de nós um caminho seguro e mais feliz.
FRANCISNEY LIBERATO é auditor do Tribunal de Contas, escritor, palestrante, professor, coach e mentor.
Comentários