Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 25 de Março de 2022 às 09:17
Por: ROMILDO GONÇALVES

    Imprimir


O outono chegou e com ele folhas ao solo vento, estiagem e o início da temporada de incêndios florestais nos ecossistemas brasileiros pode estar certo, visto que as ações de prevenções e controle de incêndios florestais são sempre esquecidas ou postas em 2º plano pelas instâncias governamentais.

Como se sabe, o outono é uma estação do ano que se inicia no hemisfério norte, em 22 e 23 de setembro e, no hemisfério sul, em 20 a 23 de março. Dentre as suas diversas características, destaca-se o acúmulo de queda das folhas das árvores ao solo. Essa estação é sentida e vivida melhor destacada no hemisfério norte da terra.

No Brasil, o outono tem início em março e termina em junho. É a estação que se caracteriza por temperatura menos quente e muita queda de folhas das árvores em todos os biomas do país, ventos e nevoeiros e menos chuvas também se destaca, embora essas características variem conforme a região do país.

Na região central do Brasil é o período em que se inicia, o período em que nos botânicos chamamos de começo da desvitalização da vegetação seja ela nativa ou exótica. E é exatamente aí que começa a temporada de incêndios florestais no país.

Como se vê, não se observa movimentação das autoridades constituídas seja elas federais, estaduais ou municipais no sentido de fazer a prevenção e controle contra fogo florestal, especialmente na estruturação de brigadas contra incêndios, aceiro preventivo nas margens de vias públicas responsáveis por 60% do início do fogo no meio ambiente, trabalho de educação ambiental... o resultado de sinistros com fogo certamente irá se repetir como em anos anteriores isso é quase certo.

Pergunta-se? O que as autoridades e instâncias de governos no país tem feito para prevenir, controlar e orientar a população humana sobre o perigo de sinistros com fogo florestal na temporada de 2022 nos ecossistemas brasileiros? Pelo que se pode constatar até agora não vimos nenhuma iniciativa consistente e sustentável sendo preparada com esse objetivo. Como professor e pesquisador da área ambiental a mais de três décadas esse desleixo dos poderes constituídos mim preocupa e muito.

Como será o outono de 2022? Resumindo o outono de 2022 em poucas palavras, será uma estação com menos chuvas do o normal no centro-sul do país, e o restante é esperar pra ver.

Romildo Gonçalves é biólogo prof. pesq. em Ciências naturais da Ufmt.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4424/visualizar/