PAULA SANTOS
Nova era O mundo está cada vez mais consumindo coisas digitais
Você já imaginou que tudo o que você consome hoje na internet é de certa forma sugerido estrategicamente para você? Sim, você está sendo rastreado. Isso porque a tecnologia nos permite tomar melhores decisões e estratégias baseados em dados, o comportamento do consumidor. Conforme a tecnologia foi avançando as técnicas de vendas e Marketing também foram buscando se adequar as novas mídias ao novo mercado e a novos consumidores. Os negócios estão se adaptando a nova era do digital.
Essa tendência foi antecipada com a chegada da Covid-19, mas cada vez maior com o 5G deixando a internet muito mais rápida. Pois permite que nós tenhamos mais facilidade na precisão e prestação de serviços. Mais tráfico de dados. Com o 4G foi possível a gente ter o Uber, o 99 Popo, Ifood. Permitindo que tivéssemos acessos a uma localização da entrega ou do cliente minuto a minuto. Já com o 5G, isso vai poder ser feito com mais segurança, reconhecimento facial, de voz e frequência digital. Todas essas facilidades fazem com que os clientes se interessem, ou que não tenham tempo de ir em uma loja, pesquisar e comprar produtos e serviços em sair de casa.
Tudo isso mostra a importância do marketing digital, uma vez em que o mundo está cada vez mais consumindo coisas digitais. Hoje as pessoas passam muito mais tempo em redes sociais comprando, ingerindo produtos que passam a todo momento nas redes sociais. Uma prova disso é que o Brasil é o terceiro pais que mais consome a internet no mundo, sendo mais de 16 horas dia. Isso comprova a evolução do Tik-tok. Além do aumento de compras por meios digitais, provando que o mundo está migrando para as coisas digitais.
O marketing tradicional abre espaço para o marketing digital, onde você pode ter um negócio online vendendo para o seu cliente que agora está atrás de um celular.
Segundo a Escola Nacional de administração Cuiabá (Enap), a Capital está entre as 10 primeiras melhores cidades para se empreender. Os dados se baseiam em sete fatores: ambiente Regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Posso afirmar que estamos vivendo a nova era do negócio.
Um novo formato de negócio surgiu, e vem quebrando literalmente as barreiras físicas do negócio, e implantando a nova era dos negócios digitais. Passando de um negócio na esquina movimentada no centro da cidade para um negócio onde o seu cliente está do outro lado do mundo. As pessoas se reinventaram, muitas se viram sem emprego, mas não sem ideias. Empreender passou a ser uma ótima opção, se não a melhor opção o marketing digital.
PAULA SANTOS é consultora de Marketing.
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