Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 13 de Junho de 2022 às 04:35
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


A melhor forma de viver é sendo discreto, pois chama menos a atenção das pessoas. Quanto mais evidente você for, mas atrairá a atenção de todos, e, com a visibilidade, vêm algumas situações e sentimentos desagradáveis.

Por que estudar com discrição? Entendo ser melhor, pois ser discreto lhe ajudará a não fomentar expectativa nas pessoas ao seu redor, e principalmente, não alarma a atenção dos seus concorrentes.

Estudar causa pressão. Só o fato de estudar já desencadeia um estresse natural, ainda mais se o concurseiro estiver desempregado, a pressão cresce ainda mais. Se você divulgar que está estudando, perceberá que o efeito é multiplicador: a sua autopressão, a pressão dos familiares, a pressão dos amigos e até a pressão dos inimigos. Se for uma pressão íntima e positiva, entendo ser válida, tais como: no prazo de dois anos vou passar num concurso, se não passar, vou ter que reiniciar as atividades laborais.

Estudar causa inveja. As pessoas de forma geral possuem tendências negativas, infelizmente, o ser humano nasce com essa propensão e muitos tendem a ter inveja. Muitos não gostam ou não querem estudar. Se, por exemplo, o seu amigo que não gosta de estudar souber que você está estudando, pode ser que futuramente ele fique com inveja e tentará a todo custo lhe tirar do foco ou desanimá-lo. É claro que isso não é uma regra, mas a probabilidade é grande. A melhor estratégia é estudar em silêncio, uma vez que ninguém precisa saber que você é um concurseiro, com exceção das pessoas que promovem o sustento da sua vida, e se for indispensável comunicar.

Estudar cria uma falsa expectativa. Se você comenta que está estudando, as pessoas criarão expectativas, e isso gerará pressão e descontrole em você e na sua rotina de estudos, pois, no seu cérebro, você não poderá decepcionar aquelas pessoas. O maior problema da expectativa é pensar que tudo está garantido e, caso o resultado não seja positivo, gerará frustrações. Além do mais, você atrairá muitos amigos e conhecidos que se acham “doutores do assunto” e ficam lhe lançando palpites e conselhos.

Já vi casos de filho que nem fez a inscrição para a prova da OAB, e a mãe sai divulgando que ele já será aprovado no exame, e que logo será um juiz federal. Imagine essa expectativa recaindo sobre você? É gigantesca; e o efeito, catastrófico.

O seu resultado do concurso falará por si só. Você não precisa atrair a atenção para si diante das pessoas e muito menos dos seus planos. Você não precisa aumentar a sua carga de pressão, e nem causar essa pluralidade de sentimentos nas pessoas, que só servirão para atrapalhar você.

Seja discreto. Estude em silêncio. Ninguém precisa saber que você está estudando. Foque e dedique-se o máximo que puder nos estudos, e logo você alcançará o êxito.

Depois de aprovado, aí, sim, você poderá divulgar para todos! Vá às redes sociais e divulgue bastante, pois o momento chegou. Grite para o mundo. Comemore bastante. Porém, enquanto o seu momento ainda for de preparo, o melhor é ficar quietinho e esperar o resultado final.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4598/visualizar/