Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 17 de Junho de 2022 às 06:45
Por: Graci Ourives de Miranda

    Imprimir


Há de se comemorar que o dia 15/6 seja “Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa” e foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011.

Nós, idosos, temos sempre a expectativa de que o outro, não nos infligirá sofrimentos. Então, decidimos acreditar que alguns fatos ocorridos com idosos foram apenas de: alguns ‘sentimentos passageiros’. Idoso vá à luta, denuncie, vai fazer bem a você mesmo. A denúncia propicia à pessoa idosa viver melhor.

Se a violência não houve reconhecimento do idoso ou denuncia, os abusos continuarão. O idoso necessita enfrentar o medo, denuncie sempre. Sociedade aprenda a confiar nas autoridades.

Contamos com maior participação da imprensa, apontando os direitos dos idosos, creiamos que os agressores ficarão mais receosos de praticar atos velados de violência.

Geralmente o agressor é cidadão que detém ‘cultura’ e pratica o abuso velado quando a pessoa idosa está sem testemunhas, aproveitando da situação de vulnerabilidade.

Contudo o mundo tecnológico está ensinando a população idosa a ficar mais atenta para produzir provas e defender seus direitos.

Sociedade, jamais ignorar ou subestimar atos de violência. Denunciar sempre.

A população idosa deve ser protegida, acolhida e jamais ignorada. Os idosos são partícipes da construção de um país com mais justiça. Temos dívida moral para com os idosos.

Sociedade sejamos céleres para focar na lei dos idosos. Idosos nunca devem sofrer descriminação de qualquer natureza.

Poderes lembrem-se de que idosos fazem parte da sociedade, existem: direitos humanos e Estatuto do Idoso.

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, assim prega o Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Boas práticas, dignidade e bem-estar a favor dos idosos são tudo de melhor para a sociedade.

Denuncie recorrendo à Delegacia do Idoso, localizado na Av. Dante de Oliveira S/N, no interior da Delegacia de Estelionatos.

Idosos, avante! Procurem à delegacia, todos serão acolhidos e justiça será feita. Há equipe treinada. O delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), Vitor Chab Domingues, e equipe sempre defendendo os ‘vulneráveis” independente da história de vida ou gênero.

Chab declarou: “jamais maus-tratos!” denunciar é preciso!

Graci Ourives de Miranda é professora e escritora.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4605/visualizar/