Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 21 de Janeiro de 2023 às 07:21
Por: Arlindo Aburad

    Imprimir


Pouca gente sabe que infecções importantes e difíceis de serem curadas, mesmo com os mais modernos antibióticos, têm origem na boca. Uma delas é o abscesso cerebral.

Apesar de casos assim serem incomuns, a incidência estimada em países de alta renda é de menos de um caso para cada 100 mil habitantes, essa doença, muitas vezes, é fatal, com taxa de mortalidade chegando a 20%, principalmente em pessoas com deficiências no sistema imunológico ou outra comorbidade associada.

Ainda, mesmo quem se cura dessa doença, geralmente fica com sérias sequelas. O que acontece em cerca de 30% dos casos.

A relação dos microrganismos orais como causadores de infecções no cérebro ainda não é completamente conhecida. Mas neste mês foi publicada uma pesquisa no periódico Journal of Dentistry, com o título Oral microbes and the formation of cerebral abscesses: A single-centre retrospective study, de autoria de pesquisadores de várias instituições inglesas, que ajuda a entender um pouco mais a relação dos micróbios da boca e as infecções cerebrais. Isso porque em cerca de 60% dos casos dessas doenças a causa é desconhecida e isso dificulta o tratamento.



A relação dos microrganismos orais como causadores de infecções no cérebro ainda não é completamente conhecida

Nesse artigo os pesquisadores fizeram um estudo retrospectivo de dados de 87 pacientes, que foram diagnosticados e tratados de abscesso cerebral, em um centro de saúde do Reino Unido durante 16 anos.

Analisando os dados foi constatado que em 52 pacientes a causa da infecção no cérebro era desconhecida. E nesses pacientes foi feito rastreamento para relacionar se essa infecção tinha origem na boca. Foi constatado que em 29 desses pacientes a infecção tinha sim origem na boca, ou seja, quase 60% dos casos, o que é um alto índice.

Estudos anteriores haviam mostrado que aproximadamente 11% das infecções cerebrais tinham origem na boca. As outras causas são endocardite infecciosa, neurocirurgia prévia ou trauma craniano, sinusite, infecções na região do ouvido e infecções das meninges e do intestino.

Diferente do que se encontrava na literatura anterior, esse estudo mostra que microrganismos da boca podem ser a causa mais comum de abscessos cerebrais. E essa informação, basicamente, reforça a grande importância da higiene da boca, onde os pacientes, com a quantidade de microrganismos na boca controlada, têm menos chance de desenvolver infecções no cérebro.

Arlindo Aburad é dentista.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5040/visualizar/