Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 11 de Março de 2023 às 06:54
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Aqui estou novamente, em vias de aviar o artigo da coluna que mantenho no Jornal, A Gazeta. Eu costumo fazê-lo com antecedência.

Às vezes, tenho prontos vários artigos para publicações futuras, outras vezes, me faltam assuntos ou inspiração e, de última hora, fico, como agora, tentando tirar água da fonte seca. Daqui a pouco, a Rita Comini vai me ligar e dizer: Renato e o artigo, e eu embasbacado não saberei o que responder. Ossos do ofício!

Continua chovendo e chovendo muito. Os agricultores estão satisfeitos com mais essa safra recorde. O futuro parece promissor. O Governador e o Prefeito continuam as turras para ver quem pode mais. Sobre o ex-presidente pesam acusações de que tentou se apossar das joias da coroa. O atual Presidente vende, para quem quiser comprar, o otimismo de futuro promissor. O mercado financeiro inseguro continua à espreita do que poderá acontecer, com os juros, os investimentos e uma promessa de que o Banco Central poderá perder a autonomia conquistada a duras penas.

E assim continua o Brasil. Nada de novo no front! Velhos problemas! Velhas tretas e soluções de algibeira. Lembro do período em que os militares mandavam e desmandavam neste Brasil varonil. Davam para população o circo, com a marchinha “Pra frente Brasil, com todos unidos com a mesma emoção”. Hoje a seleção de futebol é apenas uma sombra do passado e o otimismo nos abandonou faz tempo. O pão está escasso e o circo está apresentando em outra freguesia. Enfim, pobremas não nos faltam!


Se Manoel Bandeira fosse vivo, ele poderia prescrever pneumotórax, e eu responderia que a doença é grave e o paciente não tem cura. O Bandeira diria – a única coisa a fazer é tocar um tango argentino!

Como duvido da eficácia da fatalidade e da nostalgia do tango para curar banzo e outros males reais e imaginários do cotidiano e da alma, vou tentar catapultar do limbo a alegria com o samba - O que É O que É de Gonzaguinha:

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será....

Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte....

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

De qualquer forma Deus nos deu esta sorte ingrata, mas nos presenteou com a alegria do samba, a força e a beleza do carnaval. Nem tudo está perdido, no Reino da Fantasia! Vamos que vamos!

Renato Gomes Nery é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5150/visualizar/