Humildade Um dos ensinamentos que Ele mais disseminou foi o da humildade
Quando Jesus esteve entre nós, um dos ensinamentos que Ele mais disseminou foi o da humildade. O fato dEle como Rei do Universo ter deixado a sua coroa, temporariamente, para estar aqui, já é a maior prova de simplicidade e modéstia.
Jesus não apenas veio a este mundo, Ele sentiu o que o ser humano sente, Ele passou as mesmas dificuldades, Ele sofreu pela traição, pela dor, pela humilhação, pelo desprezo daqueles que Ele veio salvar, enfim, Ele morreu por nós.
Na Santa Ceia, Ele se abaixou para lavar os pés dos discípulos. Que ato de grande humildade! Ele fez tudo pelo ser humano e veio para nos ensinar a lição da humildade.
Mateus 20:28, reafirma a humildade de Cristo quando diz que: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.
Se Jesus com todo o seu poder veio para servir e ser humilde, como podemos ser orgulhosos e soberbos? Por que queremos ser servidos ao invés de servir?
O dicionário “Dicio” detalha o que é humildade: “Simplicidade; qualidade de quem é modesto, simples, humilde. Modéstia; qualidade de quem tem consciência de suas limitações. Inferioridade; em que há ou demonstra fraqueza diante de algo ou alguém.
Acatamento; que expressa submissão em relação aos seus superiores. Sobriedade; escassez de luxo; falta de brilho: a humildade de suas vestes. Pobreza; que não possui uma boa condição financeira”.
Que tal reorganizarmos a nossa mente para que possamos servir mais e sermos mais humildes? É um desafio que proponho, para que a sua vida possa ter mais sentido, pois, com aplicação desse ensinamento, você seguirá as instruções do Mestre.
A promessa descrita em Salmos é feliz ao dizer que aqueles que tiverem uma vida e uma conduta humilde receberão a nova Terra Prometida por herança. Nessa terra, seremos felizes, além disso, iremos desfrutar dela livremente, sem mágoa, sem morte e sem dor.
Que possamos entender que a nossa salvação possa ser qualificada pela humildade, para que assim tenhamos a capacidade de desfrutar da Canaã Celestial.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Comentários