Cuiabá 304 anos Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá
Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá; as aves, que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores. (Gonçalves Dias).
Parafraseando Gonçalves Dias, as duas primeiras estrofes do poema Canção do Exílio, retrata bem a nossa querida Cuiabá, que no dia 8 de abril estará completando 304 anos.
Cuiabá é o centro geodésico da América do Sul, ponto em que os oceanos Pacífico e Atlântico estão equidistantes a 1.600 quilômetros. A cidade abriga um marco que representa tal localização, localizada na Praça Moreira Cabra.
O momento é de comemoração pelos 304 anos da nossa querida Cuiabá, porém nem tudo são flores.
Na questão Cultural, como defini o antropólogo inglês Edward Tylor, “a Cultura representa: conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem como membros de uma sociedade”.
A questão cultural, se mantem em destaque; permanecendo traços característicos da culinária tradicional, cuja base são os peixes, pescados nos nossos rios: pacu, pintado, cachara, dourado entre outros, sendo consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, além de pratos como a maria isabel, farofa de banana e pirão.
Falar das iguarias cuiabanas, sem falar da localidade São Gonçalo Beira Rio, local em que se come o melhor peixe cuiabano, com inúmeras peixarias e agora mais ainda, com a inauguração de uma nova peixaria, Ponto do Peixe de propriedade do senhor Luiz Fernando, grande empreendedor, tendo como carro chefe um dos pratos típicos a mujica de pintado, prato à base de peixe.
Ainda na questão cultural, Cuiabá não fica devendo nada a nenhum outro Estado brasileiro, temos uma plêiade de ótimos atores como: Nico e Lau, Totó Bodega, Xô Dito entre tantos outros.
A música cuiabana tem como carro chefe o Rasqueado Cuiabano, temos uma infinidade de bandas vou declinar uma, a Banda os Ciganos, além de muitos cantores como: Pescuma, Henrique, Claudinho, João Eloy, Roberto Lucialdo, Gilmar Fonseca entre tantos outros, que muito nos orgulham.
Como disse anteriormente nem tudo são flores; um dos pontos nevrálgicos que mais afeta a nossa querida Cuiabá, e que representa o nosso Calcanhar de Aquiles, a Saúde Pública Municipal; da qual a reclamação da população tem se tornado uma constante, com falta de remédios básicos como dipirona, faltam médicos, faltam funcionários e por aí vai.
Essa questão envolvendo a Saúde Pública Municipal, vem se arrastando desde o ano passado quando ocorreu a primeira intervenção decretada pelo desembargador Orlando Perri, nessa ocasião, Mauro Mendes escolheu o procurador do Estado, Hugo Fellipe Lima como interventor.
De forma empírica, têm-se início uma guerra de liminares, os cuidados da Saúde Pública Municipal, acaba voltando para a égide da Prefeitura Municipal.
Porém, o clamor da população que mais necessita desses serviços médicos, não os encontrando, acabaram reclamando de forma acintosa nas redes sociais, nas emissoras televisivas; alguns vereadores foram in loco nas unidades de saúde e constataram tais necessidades.
Dessa forma, sensibilizando o Executivo Estadual, que tomou as medidas cabíveis, pedindo intervenção na Secretaria de Saúde Municipal.
Em sessão a maioria dos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por 9 a 4 decidiram pela intervenção na Saúde Pública de Cuiabá.
De forma resumida; por maioria esmagadora 20 votos a favor, dois contra, uma ausência e uma abstenção a AL-MT aprovou decreto de intervenção administrativa na Saúde de Cuiabá pelo Estado.
A situação crítica da Saúde Pública Municipal, acabou levando o combativo e atuante ex-vereador por Cuiabá e agora, deputado estatual Diego Guimarães (Republicanos), a se manifestar através de um artigo intitulado Renuncia, Emanuel!.
Dando mostras do seu descontentamento com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e foi mais além ao dizer “Quem me acompanha sabe que desde o famigerado episódio do paletó tenho agido de forma constante contra os desmandos, a corrupção, a ingerência e a irresponsabilidade que reinam nas gestões Emanuel Pinheiro" eu até contemporizei, pois o texto por ele redigido é bastante impactante.
Não iriei entrar nas eventuais quedas de braço, que possam existir entre, o prefeito Emanuel Pinheiro e Diego Guimarães, ou Emanuel Pinheiro e Mauro Mendes.
O que realmente interessa é que Cuiabá em seus 304 anos, possa vir a ter Saúde Pública de excelência e qualidade, e que a mesma possa atender as pessoas mais humildes, que pagam rigorosamente seus impostos, os expropriados do capital.
Parabéns Cuiabá!
Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
Comentários