Fale daquilo que domina No palco, não se aventure no desconhecido, opte pela prudência
Vamos supor que você seja um palestrante da área motivacional e é convidado para palestrar sobre a importância do turismo no Brasil, entretanto, você não domina o assunto para o qual foi convidado a discorrer. Neste caso, qual seria a melhor solução, aceitar ou não o convite?
Alguns ficariam tentados a aceitar o convite, no entanto, o risco de viver uma situação vexatória é muito grande, uma vez que o tema foge de sua zona de conhecimento, portanto, as pessoas perceberão que você não domina o assunto e certamente perderão a atenção no decorrer da palestra.
O cenário hipotético pode piorar caso aceite o convite, principalmente quando houver aqueles momentos reservados às perguntas. Por isso recomendo: fale apenas daquilo que domina. Não se aventure aceitando convites para dar aulas, palestras, cursos de assuntos que estão fora do seu raio de conhecimento. É preferível recusar o convite a cometer uma gafe e cair no descrédito perante seus ouvintes.
Há outra situação para este caso, que é quando houver tempo para preparar e estudar o assunto da palestra. Aliado a isso, pode ser que haja o interesse em ampliar os horizontes do conhecimento. Creio que é completamente possível se desenvolver e se aperfeiçoar em algum tema desconhecido, porém somente quando houver tempo hábil para isso, pois dominar um assunto requer tempo, dedicação e estudo.
Caso decida por esta opção, vá com todas as forças necessárias para ser o melhor palestrante do evento. Mas não estacione, procure se especializar no assunto; se preciso, faça uma faculdade, pós-graduação, cursos etc.
Uma dica importante e válida é: vá ao encontro do desejo da sua plateia. Fale o que eles gostariam de ouvir com firmeza e convicção. Dê o seu melhor. Se esforce. Seguindo essas sugestões, você com certeza vai arrasar na sua palestra.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Comentários