Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 28 de Maio de 2023 às 07:24
Por: Arlindo Aburad

    Imprimir


Neste mês é feita a campanha do Maio Roxo para colocar em evidência as Doenças Inflamatórias Intestinais. Essas doenças são representadas principalmente pela Retocolite Ulcerativa, que é restrita ao intestino grosso, e pela Doença de Crohn, que afeta todo trato gastrointestinal.

Elas são sérias e podem matar, mas também podem ser prevenidas e o diagnóstico pode ser feito precocemente. As causas dessas doenças são desconhecidas, contudo elas estão associadas a fatores genéticos, emocionais e imunológicos interagindo com alguns hábitos alimentares e consumo de álcool e tabaco.

Em janeiro deste ano, pesquisadores da Chicago Medical School e da Rosalind Franklin University of Medicine and Science, publicaram um artigo com o título Extraintestinal Manifestations of Inflammatory Bowel Disease. Esse estudo descreve algumas alterações extraintestinais dessas condições e a importância do seu reconhecimento para o tratamento desses pacientes porque elas causam importante morbidade. Em muitos casos o impacto dessas manifestações compromete mais a saúde do paciente que as doenças de base.

Essas doenças são multissistêmicas e, além do intestino, em cerca de 25% dos casos, envolvem outros órgãos e partes do corpo, principalmente a boca, o sistema musculoesquelético, as articulações, a pele e os olhos. Com menos frequência pulmões, fígado e pâncreas também podem estar envolvidos.


Quando as manifestações extraintestinais acontecem é um sinal de que a doença é mais grave e uma curiosidade é que, por vezes, essas manifestações são as primeiras a surgirem.

Nesses pacientes a pele pode ser atingida em até 15% dos casos. Quando isso acontece o que se observa é a formação de lesões avermelhas, ulceras e nódulos dolorosos. Febre pode acompanhar esses sinais. Essas manifestações acontecem mais frequentemente em mulheres.

Na boca as manifestações são parecidas com as de pele. É observado em mucosa bucal o inchaço dos lábios que pode formar fissuras, ulceras disseminadas pela mucosa e aftas múltiplas que geralmente são grandes e persistem por mais de duas semanas. Essas lesões na boca podem causar extremo incomodo e limitar a atividade diária do paciente.

Quando essas doenças começam a se desenvolverem geralmente é observado diarreia, cansaço, dor de barriga, perda de peso e sangramento em fezes. Apesar de não ser conhecida a causa dessas doenças, elas podem ser prevenidas com, principalmente, com hábitos alimentares saudáveis.

Carlos Aburad é médico patologista.

Arlindo Aburad é dentista, patologista bucal.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5309/visualizar/