Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 13 de Julho de 2023 às 04:39
Por: João Lombardi

    Imprimir


O exercício físico traz diversos benefícios para a saúde, o que inclui o coração. É uma das ferramentas de tratamento para doenças cardiológicas, atuando como remédio! E como remédio, o exercício tem dose, intensidade, duração, frequência, entre outros.



É importantíssimo o acompanhamento médico para que seja avaliado possíveis riscos e que os treinos e competições possam ser executados com segurança, de acordo com volume e carga de treino de cada paciente, o que é individual. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte recomenda acompanhamento regular com consultas médicas em conjunto com exames cardiológicos em todas as pessoas fisicamente ativas.

O principal objetivo do acompanhamento médico regular é a prevenção de morte súbita. A morte súbita é um evento inesperado, rápido e repentino, muitas vezes sem sinais ou sintomas prévios, podendo ocorrer desde a infância até idosos. Apesar de ser considerado um evento raro, é extremamente chocante pelas condições em que ocorre e se apresenta. Apesar de não serem exclusivas, as doenças do coração são disparadas as maiores causas de morte súbita, e são elas que acabam recebendo maior atenção e direcionamento.

A ciência documentou ao longo dos anos que o acompanhamento médico regular com consulta e exames cardiológicos se mostrou efetivo em diminuir o número de mortes súbitas, conseguindo detectar quase todas as doenças cardiológicas potencialmente causadoras de morte súbita. Vale repetir que a detecção de um problema do coração não vai necessariamente significar que a pessoa tem que parar de fazer exercício físico ou esporte, muito pelo contrário, eles só precisam de direcionamento médico para realizar eles de forma segura. Contraindicação absoluta de treinamento físico são exceções.

Alguns dados como histórico na família de morte súbita abaixo dos 35 anos, sintomas como palpitações (“batedeira no coração”), falta de ar, desmaio (principalmente relacionado ao esforço) e dor no peito são importantes alertas, mas de forma alguma a ausência deles deve justificar a não procura de acompanhamento médico regular. O simples ato do médico examinar auscultando seu coração traz várias informações importantíssimas. Exames complementares como ecocardiograma, teste de esteira, holter são solicitados de acordo com cada caso, mas o eletrocardiograma de repouso é o mínimo!

Muitas assessorias, competições, academias, comitês e confederações exigem liberação de atestado médico. Muitas vezes o que pode parecer preciosismo e exagero, é o que vai prevenir uma morte súbita, podendo ser alguém da sua família, algum amigo, cônjuge, eu ou você. Em algum momento da nossa existência, nós vamos ver uma notícia de morte súbita. A mais famosa no Brasil foi do jogador Serginho, do São Caetano, no Campeonato Brasileiro de 2003. Não arrisque sua vida em algo que tem prevenção!



Sua saúde e seu coração agradecem!



Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, diretor do Instituto Lombardi, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5409/visualizar/