Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 21 de Dezembro de 2023 às 05:00
Por: Laerte Basso

    Imprimir


O implante contraceptivo subdérmico hormonal é um método anticoncepcional mais seguro e eficaz que a pílula anticoncepcional e é de longa duração, pois age por 3 anos após implantado. Apresenta excelente eficácia contraceptiva, sendo um dos mais seguros, com maior eficácia até mesmo do que a ligadura das tubas uterinas ou a vasectomia no homem. É fácil de inserir e de remover.



Além da contracepção,apresenta outros benefícios uma vez que, não sendo intra uterino, é indicado para adolescentes e mulheres virgens, pois melhora sintomas de cólica e sintomas menstruais, alivia a TPM (Tensão Pré-Menstrual), trata a endometriose e melhora a dor pélvica crônica. Pode ser utilizado inclusive, no período de amamentação e no pós-parto.



É um método anticoncepcional muito indicado para quem não se adapta ou esquece-se de tomar a pílula diariamente. Ele pode ser utilizado por mulheres de todas as idades.

Como é o implante subdérmico hormonal?



É um contraceptivo feminino que consiste em um pequeno bastão de 4cm de comprimento por 2mm de largura, semelhante a um palito de fósforo, para ser implantado no braço (antebraço), liberando um hormônio derivado da progesterona que tem efeito contraceptivo eficaz.



O principal mecanismo de ação é impedir a ovulação (disfunção ovulatória), inibe a liberação do óvulo e ainda altera o muco do colo do útero, dificultando a passagem do espermatozóide e a fecundação. O seu efeito contraceptivo já inicia no mesmo mês de inserção.

Como o Implante hormonal é inserido?



A colocação do implante subdérmico hormonal é feita a nível ambulatorial ou em consultório médico. Com anestesia local, o procedimento dura poucos minutos, com leve desconforto, e consiste na inserção do implante por dentro e abaixo da pele na face anterior-lateral interna do antebraço não dominante, geralmente o esquerdo.O dispositivo é invisível e não causa incômodo podendo ser percebido por você depois pela palpação com seus dedos. Recomenda-se que ele seja inserido durante o período menstrual.



No caso de você estar amamentando poderá ser colocado a qualquer momento terminado o puerpério (40 dias pós-parto) uma vez afastada a gravidez.



Procure um especialista para tirar suas dúvidas e juntos definirem o melhor método contraceptivo para você.



Dr. Laerte Basso é ginecologista e obstetra, membro da Sociedade Brasileira de Endometriose e da Sociedade Européia de Endometriose e Doenças do Útero, e integra a equipe multidisciplinar do Instituto Eladium, em Cuiabá (MT)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5732/visualizar/