Concurseiro vitimista x protagonista Você quer ser uma pessoa vitimista e frustrada ou um protagonista bem-sucedido?
Já parou para pensar se você é mais vitimista ou protagonista? Você sabe o significado dessas palavras? O concurseiro vitimista coloca todos os obstáculos possíveis em qualquer dificuldade que lhe aparece, seja um tema de difícil compreensão ou uma matéria que não goste.
Ficar reclamando sucessivamente a respeito desse tipo de coisa não vai contribuir para achar uma solução para o seu problema. É necessário que você pare, pense em suas alternativas e o que pode fazer para que tal problema seja resolvido, de modo que facilite sua vida. Esse é o concurseiro vitimista, aquele que só sabe reclamar ao invés de encontrar uma solução para o seu problema.
Já o concurseiro protagonista, é aquele que, em meio às dificuldades, sempre vai procurar um jeito para resolver os problemas que surgem. Muitas vezes podemos não gostar de alguma matéria, mas precisamos estudá-la mesmo assim, pois pode ser muito importante para o concurso que formos fazer. Se o assunto for muito difícil, é necessário que se pratique muito para que ele fique mais claro e fácil. Lembre-se: a prática leva à perfeição.
Se determinada matéria for difícil para você, pode ser que seja difícil para os seus concorrentes também, então conhecê-la pode ser um diferencial para que você consiga a sua aprovação. Porém, há pessoas que dominam essa matéria melhor do que você, o que será um diferencial para o seu concorrente, fato que não pode deixar acontecer, pois esse detalhe pode tirar de você a sua tão sonhada vaga.
O concurseiro vitimista sempre pensa que só passa em concurso quem é inteligente, quem usa de má-fé, quem sabe estudar etc. Esse tipo de pensamento faz com que você foque em coisas que não são relevantes.
Já o concurseiro protagonista, faz diferente. Ele vai procurar quem já passou por essa experiência, procura as melhores estratégias, cria técnicas para conseguir a aprovação, busca uma solução para qualquer dos problemas que surgirem. Geralmente, essas pessoas têm o pensamento de que se outras pessoas passaram, então elas também podem passar.
Esse é o espírito da coisa. Primeiro é necessário acreditar em você mesmo, estabelecer os seus objetivos, correr atrás deles e não desistir.
O protagonista não vai pelo caminho da reclamação, muito pelo contrário, ele se responsabiliza pelos seus atos e faz com que haja mudanças positivas.
O vitimista sempre pensa que haverá uma crise nos concursos, que vai parar de ter concursos em breve e, por isso, deixará de estudar. O protagonista faz diferente: ele pensa na possibilidade de ter um concurso e não para de estudar. Assim, quando surgir um concurso, ele já estará preparado, pois optou por continuar estudando. Esse é um grande diferencial.
O vitimista tende a pensar que só passa quem tem muito tempo para estudar para concurso, ele desiste de estudar porque acha que não há tempo suficiente para estudar. Já o protagonista, faz de tudo para conciliar os estudos com os afazeres do dia a dia, seja colocando uma videoaula enquanto limpa a casa ou a caminho para o trabalho etc.
Reflita a respeito desse assunto e defina qual tipo de concurseiro é você. Escolha o melhor caminho.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Comentários