Chegue cedo Somos vitrines, expostos à avaliação do nosso público
Quando você é convidado para ministrar uma palestra, é de suma importância prezar por chegar com antecedência no lugar reservado para o evento.
Por que é preciso chegar cedo? O palestrante jamais deverá chegar depois dos seus ouvintes, isso demonstrará descompromisso e falta de educação com os presentes. É o mesmo de você convidar alguém para ir à sua casa e chegar depois do convidado. Você é o anfitrião, portanto precisa estar presente para receber os seus convidados ouvintes. As pessoas vão ao evento com o intuito de absorver o máximo das falas dos palestrantes.
A necessidade de chegar cedo no ambiente da palestra serve, também, para você testar o microfone, o computador que será utilizado, o passador de slides, o som que reproduzirá os vídeos. Analisar o espaço por completo, observar a acústica do salão, verificar a disposição das cadeiras, analisar os acessórios que serão utilizados na palestra, se porventura houver, como, por exemplo, flip chart, pincel e afins. Perceba que são cuidados indispensáveis para qualquer orador organizado.
Além disso, chegando cedo, você pode até “quebrar o gelo” conversando com os participantes do evento. Isso vai transparecer uma imagem positiva e humanizada de você, enquanto palestrante.
Quanto tempo devo chegar antes do início da minha palestra? Sugiro que você chegue pelo menos 30 minutos antes da sua palestra. Caso o evento seja uma sucessão de palestras e antes de você falar não haja intervalo, é indispensável chegar no horário sugerido pelos organizadores. Para não ter nenhuma dúvida, chegue antes de o evento começar.
E se eu não conseguir chegar cedo? Conforme já mencionado, chegar atrasado demonstra para os participantes que você é uma pessoa desorganizada. Você até pode ser um palestrante renomado, contudo, é provável que esse evento gere efeitos negativos, visto que ninguém gosta de esperar.
Não chegar cedo vai lhe trazer muita ansiedade e aflição, além de lhe colocar na zona de risco de algum imprevisto atrapalhar a sua apresentação, seja, por exemplo, com o som cheio de ruídos, dentre outros imprevistos que poderão ocorrer.
O orador passa uma imagem para o seu público. Saiba que você passa uma imagem para seus ouvintes, e que tipo de imagem você deixará registrado? De um palestrante organizado ou um palestrante desorganizado e descomprometido? A escolha é sua. Saiba que somos avaliados em todos os aspectos, a começar pela pontualidade.
Chegue cedo!
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Comentários