Foi dada a largada Eduardo Botelho surfa nas ondas de um trabalho de marketing bem definido
Somos seres politizados, por conseguinte devemos buscar sempre um mínimo de entendimento da importância singular da política para a sociedade, pois (ela) influencia diretamente em nossas vidas e o funcionamento do país.
Pois a política abrange desde a forma como somos governados até as decisões que afetam nossos direitos e deveres como cidadãos.
Daí a importância de nesta eleição escolhermos os melhores representantes, tanto, na majoritária quanto na proporcional.
Tendo ainda como vertente, a questão majoritária cargo de prefeito, na busca incessante pelo Palácio Alencastro.
Estou me reportado a esse tema, pois existia um imbróglio, envolvendo o nome, que seria definido pela Federação Brasil Esperança.
Que, envolviam dois postulantes a pré-candidato à prefeitura de Cuiabá; entre o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que se arrastava desde o ano passado.
Foi batido o martelo; a Federação Brasil da Esperança entrou em consenso e escolheu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), como pré-candidato a prefeito de Cuiabá, esta resolução saiu a partir de uma reunião que ocorreu na manhã da sexta-feira (31) de maio, na sede do diretório estadual do PT.
Essa definição pelo menos dará um novo alento ao deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que até antes dessa definição não conseguia colocar literalmente seu bloco na rua, pois havia sempre uma sombra de um também postulante à pré-candidatura o Stopa, dessa forma ele patinava.
Aparada essa aresta, o jogo literalmente tem início e cada qual irá buscar o seu espaço dentro de suas perspectivas, de chegar ou não ao segundo turno, que é objeto de consumo de todos os postulantes, pois no segundo turno o jogo muda de figura.
Para reforçar minha tese, saiu hoje uma nova rodada de pesquisas, publicada pelo MT Dados que ouviu 1.060 pessoas, no período de 28 a 31 de maio, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Existem duas modalidades de pesquisa de suma importância a estimulada e a espontânea.
Na pesquisa estimulada, Eduardo Botelho (União) aparece com 38%, seguido do deputado federal Abílio Brunini (PL) com 24%, os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) com 13% e Juca do Guaraná com 2%, e em último lugar está o empresário Reginaldo Teixeira (Novo) com 1%.
Na modalidade espontânea, Eduardo Botelho (União) continua em primeiro lugar agora com 25%, enquanto Lúdio Cabral (PT), aparece com 8% da intenção de votos.
No novo desenho e nova formatação que se inicia, com a definição como pré-candidato do nome Lúdio Cabral (PT), a tendência é que nas próximas pesquisas tenhamos números díspares dos atuais.
O Eduardo Botelho (União), surfa nas ondas de um trabalho de marketing bem definido e consistente, chegando até seus eleitores, através das suas redes sociais.
E tem a seu favor uma rejeição praticamente inexistente, isto, é uma demonstração clara de aceitação popular.
Os postulantes, Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) terão que nadar muito para pelo menos encostar no primeiro colocado, as indefinições, e principalmente a rejeição de ambos, são fatores preocupantes.
Como, o jogo está apenas iniciando muita água irá passar por debaixo da ponte, isso faz parte do processo democrático.
E existe uma outra situação que não podemos esquecer, é de que, na capital Cuiabá as eleições municipais, há mais de 16 anos são decididas no segundo turno; se alguém vencer no primeiro turno será quebra de paradigma.
Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
Comentários