­
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 17 de Julho de 2024 às 00:31
Por: Enildes Corrêa

    Imprimir


“Perfeito somos eu e você juntos”! Essa foi a declaração de Mateus para Marina na leitura da carta que um fez ao outro durante sua cerimônia de casamento celebrada no dia 17 de junho de 2024. Casados já há algum tempo, a oficialização civil e religiosa foi mais um fator que expressou a força do afeto e a beleza dessa união, iniciada ainda no tempo da adolescência.

Se há amor, torna-se possível viver em harmonia e lidar com os desafios que se apresentam na vida individual e familiar de quem quer que seja

“Perfeito somos e você juntos” me fez refletir sobre o significado mais profundo dessa afirmação.Sabemos que não existe perfeição, verdade válida para todos os seres humanos e os relacionamento nos mais diversos âmbitos da nossa existência.

No decorrer do ritual, a história do casal foi contada. Ficou claro que ambos não fechavam os olhos a certos desafios da convivência no dia a dia, em função de hábitos adquiridos divergentes, bem como da natureza única de cada indivíduo.Contudo, sempre prevaleceu o afeto e o respeito acima de possíveis “defeitos”, o que desperta a minha memória para estas palavras do Mestre Sufi Kiran Baba: “Somos perfeitos com todas as nossas imperfeições".

Se há amor, torna-se possível viver em harmonia e lidar com os desafios que se apresentam na vida individual e familiar de quem quer que seja. O amor abre espaço para a compreensão acontecer e, assim, a sabedoria se manifestar e ser a estrela-guia na resolução de conflitos, por vezes árduos, nos relacionamentos.


Dois jovens cujo encontro amoroso serviu de inspiração para viverem com mais alegria, além de impulsionar o crescimento emocional de ambos. Bonito de saber, bonito de testemunhar em um ritual com muito sentido, uma vez que o afeto foi a motivação real para a consagração oficial da união conjugal.

Foi emocionante ver o filho de quatro anos de Marina e Mateus entrar todo garboso no recinto, pisar naquele tapete vermelho carregando as alianças de seus pais numa pequena almofada branca de cetim, na altura do coração!

À medida que o pequeno Guilherme, pleno de alegria e inocência, caminhava em direção ao altar, os olhos de familiares e convidados foram tomados pelas águas da emoção. O coração é uma terra úmida...

E como foi tocante ver no altar os descendentes da minha querida sobrinha Laura, mãe lutadora que sempre derramou imenso amor sobre sua prole! Esta tia-avó paterna da noiva foi inundada pelo sentimento de gratidão por estar ali presente e testemunhar a pureza do amor revelado em cada integrante da jovem família.

O amor estava no ar, no éter do espaço onde se realizava aquela sagrada cerimônia. Fica o anseio de que haja mais casais que se amem de verdade, para criarem seus filhos juntos numa atmosfera de luz e bênçãos, emanadas onde existe afeto, cuidado e respeito recíproco. Que cada casa se torne um lar amoroso e acolhedor.

Ao aprofundar a reflexão sobre as palavras do noivo mencionadas no início deste texto, é possível assegurar: Perfeito é o afeto! É o sentimento amoroso que preenche o interior de cada pessoa e, nos casais, transforma cada ser em ideal um para o outro, mesmo com as dificuldades existentes de modo quase inexorável na convivência matrimonial. Vale lembrar que, se houver amor ao invés de apego, haverá respeito.

Nesta condição e tão somente assim, os diferentes obstáculos, em qualquer tipo de relação, terão a chance de serem mais facilmente transpostos e virem a ser pontos de mutação que elevarão a qualidade do convívio diário. Reproduzo o compartilhar de Kiran K: "Quando você ama, está em Deus. Amor é Deus.

Não há separação entre você e Deus quando se ama." Finalizo este artigo com o desejo de que mais e mais pessoas sintam a sede de abraçar o amor e abram espaço em si para o Amor de Deus emergir e dirigir a vida em seus múltiplos aspectos.Então, quem sabe, a pergunta existencial que muitos se fazem - por que estamos aqui? - não precisará mais ser respondida.

Grandes Mistérios se revelam espontaneamente a quem ama e, por consequência, muitos dos questionamentos que acompanham a existência humana caem por si só. Namastê!

Enildes Corrêa é professora de Yoga, terapeuta corporal e orientadora de meditação com formação e aperfeiçoamento na Índia.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/6176/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp