Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 23:30
Por: José Lacerda

    Imprimir


Mato Grosso discute o aperfeiçoamento do sistema de transporte intermodal, buscando a integração de todos os modais. Essa integração dos modais de transporte tem como finalidade a redução do custo final, além da eficiência e segurança do condutor e do cidadão que trafegam pelas rodovias.

Com essa ótica de redução de custo, segurança, se vê a necessidade da inclusão do modelo de transporte dirigível que teve seu maior desenvolvimento no período da Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha pesquisando novos equipamentos de emprego bélico.

Nos dias de hoje, a indústria aeroespacial desenvolveu aeronaves modernas, mais leves do que ar, capazes de revolucionar o transporte de cargas volumosas. Dessa forma, o sistema de transporte de cargas deve voltar sua atenção para os dirigíveis, uma vez que eles consomem a quarta parte do combustível de um jato de carga. Isso porque, os jatos superam a velocidade, mas como o transporte não termina no aeroporto, o dirigível ganha a corrida.

No Brasil, os dirigíveis são utilizados com fins publicitários e para transmissão de eventos esportivos pela televisão. Além disso, eles também são importantes para regiões com pouca infraestrutura. No país, o sistema dirigível ganhou destaque nas empresas, visto que os empresários estão desenvolvendo esses aparelhos para transporte de grandes cargas.

É importante que os transportadores e os usuários de Mato Grosso estudem este meio de transporte como forma de completar o transporte intermodal.  Dirigível é um modelo de transporte do futuro.
 
José Lacerda é secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/624/visualizar/