Tabuleiro político efervescente! Muitos não tem noção da importância da atuação de um parlamento
Muitos eleitores, assim como muitos munícipes não tem noção se quer da importância da atuação de um parlamento; que é, uma instituição fundamental em um sistema democrático, e tem como referência à instância legislativa de um país.
É do conhecimento de todos que no ano que vem 2026, teremos eleições, compreendendo: presidente, governador, senador, deputado estadual, federal e distrital.
Um termo muito usado na política que tem como jargão a palavra, tabuleiro político.
Teve origem em 1962, em Estocolmo, quando o espanhol Arturo Pomar enfrentou o jovem prodígio norte-americano Bobby Fischer, travaram uma luta intensa que foi além de um mero tabuleiro de xadrez.
Alguns usavam de paralelismo entre esse confronto e as intensas lutas políticas e sociais de uma época marcada pela Guerra Fria; como felizmente não houve derramamento de sangue, o xadrez foi um instrumento político durante esse período na movimentação das peças.
Nos dias atuais a coisa não é diferente, comumente ouvimos pretensos candidatos aos mais diferentes cargos políticos, dizerem “Está muito longe para falar em eleição política, só irei me posicionar e confirmar ou não a minha pretensão à um cargo eletivo, ano que vem”.
Essas falas são grandes balelas, conversas fiadas, mentiras deslavadas, uma vez que, todos nós sabemos que o tabuleiro político já está se desenhado e, com as peças se movimentando para todos os lados.
E aqueles pretensos candidatos, que insistirem com à tese descabida e malfadada que não irão se manifestar, por certo terão grandes surpresas, uma vez que, os que chegarem primeiro irão beber água limpa, conseguirão os melhores apoiadores os melhores cabos eleitorais e por aí vai.
Prova inequívoca disso; clara e cristalina é a cizânia que envolve a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil.
Todo imbróglio teve início quando a deputada Janaina Riva (MDB) acusou Garcia de não pagar suas emendas parlamentares impositivas e de ameaçar a deputada, e por outro lado o Fábio Garcia rebateu as acusações e defendeu a sua conduta, dessa forma a disputa se tornou pública através das redes sociais.
Depois, outros personagens entram nessa “briga” inócua, o ponto nevrálgico envolvendo essa questão midiática, acontece quando os envolvidos nessa celeuma, entram na questão da pessoalização e iniciam ataques familiares.
Diante de tudo que foi dito, alguém ainda tem alguma dúvida de que a eleição 2026, ainda, não está em pleno curso?
Por certo, muitos embates e trocas de farpas irão acontecer na tentativa de ganhos e dividendos políticos, porém esperamos que as disputas eleitorais fiquem apenas, no campo político e não cheguem às famílias, bem maior das pessoas.
Licio Antonio Malheiros é jornalista, articulista e geógrafo.

Comentários