Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 16:28
Por: Ederson Déka

    Imprimir


Este mundo é tão rápido e veloz, que às vezes ficamos cegos com o que acontece ao nosso redor. Raramente eu visitava creches, ouvia falar delas apenas pelos descasos ocorridos nelas pelo Brasil.

Mas, esses dias, tive uma experiência marcante. Fui convidado para participar de uma reunião de pais e responsáveis na creche Laís Amicucci, no bairro Novo Milênio, não tenho filhos, mas faço parte do Projeto Fuzuê, que atende esse estabelecimento com a oficina “Trançando Histórias”, ofertada para  46 crianças de 3 a 4 anos.

Cheguei 1 hora antes do início da reunião, “puxei” uma cadeira miniatura, dessas usadas pelas crianças, e sentei. Sentado fiquei observando e fazendo anotações, mais parecia um espião ou um informante do estado. Isto ficou comprovado porque comecei a incomodar as funcionárias; que me perguntaram se eu queria falar com alguém, disse que não.

No momento em que fiquei lá só, olhando e analisando, percebi a importância social de uma creche, a todo o momento um pai ou mãe, chegando do trabalho, buscava o filho, este que estava desde o período da manhã sendo cuidado por pessoas que dedicam o seu tempo para dar banho, dar comida e, acima de tudo, atenção e carinho.

Não sei o que é ter um filho e buscá-lo na creche, pois não sou pai, mas lá algumas crianças já me conheciam, elas começaram a acenar com a mão e abriam lindos sorrisos, isto despertou em mim um sentimento paterno.

Diante de tudo isso, comecei a refletir: Se aquela instituição não existisse com quem elas ficariam? Quem cuidaria delas? A princípio, poderia afirmar que não seria problema meu, mas é um absurdo pensar assim, pois todo cidadão comprometido que pensa no bem estar da sociedade, principalmente das crianças, jamais pensaria dessa forma.

Sentado na minha cadeira eu mais parecia uma câmera filmadora, que registrava cada gesto, cada imagem, cada olhar e os movimentos transitórios daquele espaço. Agora entendo, porque tantas pessoas dormem em frente desses estabelecimentos para conseguir uma vaga.

E o melhor de tudo isso é perceber que as crianças gostam de ficar lá, amam aquele lugar e querem ir para lá até os finais de semana. Não imaginava a importância desses espaços para a sociedade e também o poder educativo que está contido dentro das creches, que não são,apenas, mais um lugar  para cuidar das crianças, mas sim um local com propostas educativas eficazes.

Portanto, as Creches são espaços importantes, necessários e, acima de tudo, essências para nossa sociedade.
 




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/710/visualizar/