Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 25 de Março de 2011 às 16:44
Por: Melissa Setubal

    Imprimir


Como já diz Michael Pollan, em seu livro Dilema do Onívoro, comer é algo muito complicado para os humanos nos dias de hoje. Um dia, a ciência descobre que algo faz mal pra saúde, para depois a associação de  produtores daquele produto fazer lobby no governo para promover o consumo do mesmo. Você descobre uma intolerância alimentar, para depois ficar sabendo que não é necessariamente o alimento que te faz mal, mas a forma como é processado.

 O leite é um dos campeões em deixar a gente completamente confusos: na infância ele é empurrado nas crianças em muita quantidade por conta do “cálcio para o crescimento dos ossos”, sempre acompanhado de chocolate  açúcar. Depois, quando adultos, tem “o iogurte para seu intestino funcionar direitinho” e para “evitar a temida osteoporose”. Aí vem uma estatística que diz que cerca de 80% da população mundial não consegue digerir lactose (o ‘açúcar’ presente naturalmente no leite). E finalmente descobrimos que as vacas conseguem seu cálcio comendo folhas verdes. Hum...

 Daí vem a soja para salvar os coitados que não podem beber leite de animais, os que querem fugir da gordura saturada, e os produtores de soja que não sabem mais o que fazer com o excesso de produção dessa monocultura de latifúndio. Lá vem os trangênicos e mais outro alimento, que se não bem utilizado, causa ainda mais transtorno para a digestão e também para o sistema endócrino e hormônios. Cheio de açúcar e adoçantes artificiais, claro, porque senão ninguém consegue chegar perto de tão ruim que é o gosto.

 No meu caso, ao descobrir por conta própria minha sensitividade ao leite e derivados, que inclui sintomas como enxaqueca e má digestão, e por simplemente não suportar leite de soja, fiquei numa encruzilhada. Comecei a consumir os “leites alternativos” de amêndoas e de arroz vendidos em caixinha. Só para descobrir que eles vem carregados de conservantes, açúcar e adoçantes, e desprovido de qualquer fibra naturalmente presentes nestes alimentos.

 Foi então que aprendi a fazer eu mesma meus leites em casa, de forma rápida, simples e conveniente, podendo conservar em geladeira em garrafa de vidro fechada por até 4 dias. Eu uso para substituir o leite de vaca em receitas, como bolos e panquecas,e também para tomar.

 É só pegar 1 xícara de amêndoas para 3 xícaras de água, bater no liquidificador e está pronto! Se quiser mais lisinho porque não gosta da textura, é só coar, mas aí tira as fibras. Lembre-se de agitar quando for beber/usar. Use um adoçante natural mais suave para dar gosto. Você também pode fazer com avelãs, nozes, semente de girassol, arroz, aveia, mudando a proporção de água a gosto.

 Minha versão de chocolate quente favorita é usando esse leite (de avelãs para dar um gostinho “nutella”), cacau em pó, adoçar um pouquinho com xarope de bordo (maple). Fica melhor que a versão com leite, juro!

 * Melissa Setubal é coach de Saúde Integrativa especialista em saúde da mulher

 
 




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/721/visualizar/