Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 24 de Outubro de 2012 às 20:30
Por: Nestor Fernandes Fidelis

    Imprimir


Dizem que para se conhecer uma pessoa, basta dar poder a ela. Pois bem, por ocasião do afastamento do senador Blairo Maggi, seu suplente Cidinho Santos recebeu a oportunidade de assumir as funções daquele no Senado Federal por alguns meses, e tem deixado suas marcas de trabalho, dinamismo e alto poder de articulação em favor de nosso Estado de Mato Grosso.

O senador Cidinho Santos não é cacerense, mas isso não impediu seu esforço técnico e político que pode resultar numa verdadeira “redenção” da Princesinha do Paraguai em termos da evolução econômica tão esperada e sonhada. Ocorre que foi sancionada a Lei Federal nº 12.723/2012, que prevê a criação de “free shops”, ou lojas francas, em cidades gêmeas que fazem fronteira entre o Brasil e outros países, tendo em vista que tais cidades brasileiras, até o presente momento, sofrem com a impossibilidade de seu comércio competir com as empresas situadas do lado de lá da fronteira.

A citada lei tem por finalidade estimular o consumo de produtos nacionais com isenção de tributos de importação nas lojas francas. Naturalmente, como os produtos somente serão vendidos a turistas estrangeiros e a brasileiros em trânsito entre o Brasil e outros países, as cidades fronteiriças passarão a receber grande número de turistas, o que vem ao encontro da grande vocação econômica de Cáceres, que será polo de compras e do turismo pantaneiro.

Inicialmente, o projeto previa o benefício a 28 municípios de 9 Estados-membros que se situam na fronteira brasileira. No entanto, o senador Cidinho encomendou um estudo que já foi pessoalmente entregue ao Ministério da Integração Nacional, no qual restou demonstrado que Cáceres e San Mathias são cidades gêmeas, não somente pela proximidade geográfica, mas, também, por suas similitudes e mesclas culturais e de costumes, fato muito natural por conta de séculos de proximidade e intercâmbio. Assim, com a sinalização técnica para o acolhimento do referido estudo, o Ministério deve ratificar a inclusão de Cáceres no rol de municípios beneficiados com a instalação das lojas francas.

Sem dúvida, é um momento especial. Após ser tantas vezes alvo de lamentáveis notícias decorrentes de ações criminosas, Cáceres se prepara para um verdadeiro renascimento em diversos aspectos, por meio de ações que se somam nas áreas da segurança, dos estudos universitários, do comércio e do turismo, graças, também, ao labor de pessoas de bem que, unindo esforços em detrimento da vaidade, com destaque para os maçons das três potências existentes em Mato Grosso, lograram o êxito de fazer da cidade um centro de formação para cães farejadores de extrema utilidade nas atividades inibitórias do tráfico de entorpecentes, assim como lutam para a instalação permanente de uma base aérea das Forças Armadas.

Enfim, é incontestável o hábito dos cacerenses de bailarem as cumbias latinas em todos os seus eventos festivos, assim como a influência de costumes que provoca nos “hermanos matienhos” e vice-versa, tanto na linguagem, nas vestimentas, como nos gostos variados, de forma a não existir nada mais justo do que Cáceres ser considerada cidade gêmea e poder ser incluída na relação de municípios agraciados com a instalação das lojas francas, razão pela qual os mato-grossenses e cacerenses passam a ser ainda mais gratos ao trabalho do Senador Cidinho Santos.

NESTOR FERNANDES FIDELIS



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/77/visualizar/