Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 18 de Dezembro de 2010 às 00:52
Por: Miriam Macari

    Imprimir


Em 2010, as mulheres tiveram uma importante participação na bolsa de valores. Segundo dados da BM&FBOVESPA, de 2002 para cá, a adesão feminina aumentou de 15 mil para 136 mil. E, diferente do que se imagina, elas não preferem papéis relacionados ao consumo feminino (como empresas de moda ou cosméticos). Elas estão em pé de igualdade com os homens, e variam suas aplicações em diferentes segmentos.

Mas existem algumas características inerentes às mulheres que as favorecem na hora de investir: paciência e capacidade de enxergar as coisas de forma mais abrangente auxiliam no entendimento de eventos do mercado e, até mesmo, para superar crises e tirar proveito delas. O público feminino tende a pensar mais a longo prazo, diferente do perfil masculino. Entre os objetivos delas estão: aumentar o patrimônio e a riqueza ao longo do tempo e ter uma aposentadoria mais tranquila. Mas isso não significa que existe apenas esse perfil feminino. Existem casos de mulheres enérgicas, que se arriscam e se lançam nos empreendimentos para obterem lucros imediatos, com ambições milionárias.

Qualquer mulher pode ingressar na bolsa e algumas dicas são válidas para a nova investidora: é preciso conhecer o mercado e pesquisar sobre as empresas nas quais se deseja investir. Feito isso, deve-se traçar uma estratégia e definir seus objetivos de investimento.

É importante salientar que antes de iniciar um investimento, é necessário planejar. Quitar dívidas antigas e se habituar à ideia de poupar são requisitos essenciais. Para tal, aconselha-se não andar com cartões de crédito e talões de cheque. Pense em suas aplicações como um crediário, reservando uma parte dos rendimentos que não fará falta no orçamento. É primordial gastar um pouco menos do que se ganha e investir essa sobra de forma disciplinada. Os benefícios serão colhidos no futuro.

Os riscos variam conforme o momento do mercado, a estratégia adotada, o perfil da investidora e até mesmo a quantidade de dinheiro aplicada.

Quando o mercado passa por crises é essencial ter sangue frio. Para muitos, os momentos de crise representam ótimas oportunidades ou indicam a necessidade de uma mudança de estratégia, não necessariamente prejudicial.

Para iniciar um investimento, em primeiro lugar, é necessário abrir conta em uma corretora de valores. A partir de então, a corretora estará pronta para atendê-la e tirar eventuais dúvidas, guiando no caminho em busca de experiência e sucesso.


Miriam Macari
: Pós graduação no Insper Ibmec São Paulo - Certificates in Business Administration, em São Paulo; graduada em administração pela Universidade Mackenzie. Ela iniciou a Título Corretora como estagiária. Interessada pelo universo das finanças, em 2006 deu início às suas operações no mercado de ações. Em 2010, aos 28 anos, Miriam atinge o cargo de gerente do Easynvest e é a responsável pela qualidade e atendimento da Título Corretora de Valores.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/831/visualizar/