Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 23 de Novembro de 2010 às 08:01
Por: Aladir Leite Albuquerque

    Imprimir


Quando mantemos usos, costumes e valores, herdados dos nossos antepassados, dizemos que é uma tradição.

No Brasil, cada região tem uma marca registrada, de acordo com a influência do povo que a cultivou. Em Mato Grosso, não é diferente e, não podemos permitir que esta riqueza dispersa ou morra.   

Em nossa capital, Cuiabá, as tradições dos rasquêados deitaram raízes tão fortes, que perduraram mais ou menos intactas ao longo destes mais de dois séculos, a ponto de que, hoje o resgate dessa cultura em certas ocasiões, tomaram  caminho ignorado.

No caso do nosso prezado e gracioso amigo, João Eloi, médico clinico geral, personalidade de destaque no panorama cultural do estado de Mato Grosso que, com freqüência, é convidado para encontros culturais em diversos bairros de Cuiabá, em especial nos municípios de nosso estado, aonde dá testemunho das histórias e da cultura cuiabana.
 
O resgate da cultura cuiabana através da associação dos músicos de Mato Grosso ( AMARMAT ), por intermédio do presidente Paulo César da Silva e o companheiro João Eloi  ganha força.

Para João Eloi a cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, é uma terapia efetiva que desperta os recursos internos dos indivíduos e, fomenta uma interação com grupos, fator essencial na promoção da saúde, na medida em que os indivíduos se realizam como pessoa e expande suas potencialidades.

Observamos que algumas tradições, culturais de outras regiões, de forma silenciosa, que nada tem haver com a nossa cultura, estão se enraizando cada vez mais, enquanto que o nosso rasquêado,  está relegado ao esquecimento.

O objetivo é resgatar por completo a cultura cuiabana, que é bastante rica e, não podemos ficar com assombrações, tipo a mula sem cabeça, a cuca, e  sem falar do Saci-Pererê.

O companheiro João Eloi  ainda sonha no resgate destas e outras culturas do nosso estado.

Concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos artísticos, ou outros tantos, de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como objetivo fortalecer a identidade  de nossa cultura social, bem como de integrá-la em nossa comunidade. Este é, ou deveria ser, o objetivo da sociedade cuiabana.


ALADIR
: - O SERVIDOR – UM NOVO TEMPO VIRÁ
aladirrocha@gmail.com



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/871/visualizar/