Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 17 de Setembro de 2010 às 00:01
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Nunca fiquei tão decepcionado em uma eleição como estou nessa, principalmente com os eleitores do estado de São Paulo, onde voto. Sempre tive orgulho desta terra fértil e deste povo forte e valente. Porém, diante de mim, as pesquisas eleitorais apontam que elegeremos um agressor de mulheres para cuidar de nossas leis. E, pior - sim, é possível ser pior -, o agressor pertence a um partido de esquerda. Dizer o que: não se fazem mais comunistas como antigamente? Os comunistas do Brasil deveriam se envergonhar de tê-lo em suas fileiras. Também seus simpatizantes, pois transmitem ao país uma mensagem política retrógrada.

A apatia é o maior aliado da violência doméstica, ainda é o crime mais praticado e menos punido. E, por isso, o que mais merece atenção dos cidadãos de bem. E, incluo também, dos jornalistas. O combate à violência começa com a cotidiana, a praticada contra a mais fraca. E qual era a punição para os agressores? Pena de multa e entrega de cestas básicas. Isso acabou! A Lei Maria da Penha redefine violência doméstica como física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral praticada dentro de qualquer relação familiar. Um lado positivo é que o agressor só será preso se descumprir as ordens judiciais, portanto, a mulher não precisa temer denunciar, primeiro, a delegada e a juíza vão dar uma bronca, somente se ele for "burro" vai preso.

A  Lei Maria da Penha foi aprovada no dia 7 de agosto de 2006, e o nome é uma homenagem à mulher que foi agredida pelo marido durante seis anos e ainda tentou assassiná-la, isso em 1983. Na primeira tentativa, uma bala deixou-a paraplégica. Não satisfeito, ele tentou matá-la uma segunda vez por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos. Cumpriu que pena? Apenas dois anos em regime fechado. Como se diz, não punir incentiva o criminoso.

E a Pesquisa de Opinião do Ibope/Instituto Avon sobre violência contra as mulheres realizada em fevereiro de 2009, em cidades com mais de 20 mil habitantes em todo o território nacional mostrou que mais da metade da população conhece algum caso de violência contra as mulheres. Desses que tem conhecimento, 39% tomaram alguma atitude de colaboração com mulher agredida, enquanto 17% preferiram se omitir. As mulheres demonstram maior disposição em contribuir com as vítimas: 47% delas tomaram algum tipo de atitude, enquanto o percentual de homens que agiram foi de 31%.

Isso representa um avanço, mas é pouco, tanto que, por exemplo, em Pernambuco, somente neste ano, 151 mulheres já foram assassinadas. Provavelmente muitos homens e mulheres foram testemunhas ocultas do sofrimento delas e, hoje, tem que conviver com a consciência acusando essas perdas humanas. Aliás, preciosas vidas para Deus, lembram que Cristo vomitará os mornos (Ap 3,16)? Ser cristão também é agir e agir bem! Você diz aos outros que é cristão?


Mario Eugenio Saturno
, de Bariloche - Argentina, é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor universitário e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/943/visualizar/