Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 24 de Agosto de 2010 às 09:36
Por: Silval Barbosa

    Imprimir


No dia 5 de julho deste ano de 2010, a Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, da qual componho como candidato à reeleição ao Governo do Estado, registrou no Tribunal Regional Eleitoral várias propostas do nosso programa de governo e que foram amplamente divulgadas para a população.

São propostas que, no seu conjunto, saíram das discussões com todos os secretários, partidos políticos da base governista e, principalmente, com os mais variados segmentos da sociedade.

No setor da educação, apresentamos vários projetos, viáveis e inovadores. Estendem-se desde a ampliação do campo de atuação da UNEMAT, inclusive com a implantação de cursos, entre os quais o de medicina, até a climatização das escolas da rede pública estadual, dotadas de laboratórios de informática e Internet banda larga, acompanhadas da valorização de seus profissionais.

O quadro proposto beneficiará, sem dúvida, os nossos alunos e mestres. Isso nos permitiu criar o Programa Jovem Potencial, cujo objetivo é identificar e apoiar crianças e adolescentes com potencial cognitivo e comprometimento com os estudos acima da média de seus colegas de classe.

Daí a relevância de também continuarmos trabalhando, diuturnamente, pela qualidade do ensino. Isso requer, entre outras, ações de estímulo às artes, música, jogos, estudo de idiomas e os valores da terra. Tudo com saúde. Razão pela qual estamos propondo a criação - e vamos viabilizar -, dos Centros Poliesportivo-Cultural. Cada município será contemplado com um ou mais desses Centros, dependendo do seu número de habitantes.

Trata-se de um projeto arrojado, mas de importância sem igual, pois possibilitará aos nossos jovens desenvolverem uma série de atividades, em horários diferentes dos de suas aulas e em dependências distintas das de seu prédio escolar, onde possa haver o entrelaçamento de grupos.

O governo itinerante teve e tem sua importância nesse diálogo permanente com o povo. Pois faz com que diminua a distância entre o governo e os munícipes, a capital e o interior, num processo prático de municipalização. Tanto que nos levou a propor a criação da Secretaria das Cidades, responsável que será, no próximo mandato, pela intermediação e/ou interligação com as prefeituras.

Avançamos bastante no setor educacional, mas nos resta grande percurso para caminharmos. E é por isso, e também por outras razões, ligadas às necessidades e os anseios do Estado e da população, que estamos em plena campanha à reeleição.

Apresentamos nossas propostas para mais quatro anos de governo com base nos investimentos desses quase oito anos de governo.

Com os investimentos, as escolas de ensino fundamental saltaram da nota 3,6 em 2005 para 4,9 em 2009, ficando em 5º lugar no ranking nacional entre as escolas públicas. Nas séries finais, os avanços também foram significativos, de 2,9, em 2005 - data do primeiro Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - para 4,2 em 2009, no 3º Ideb.

Enfrentamos os problemas da educação e mudamos a realidade no nosso Estado. Com a execução dos projetos, Mato Grosso foi considerado o Estado que mais cresceu nos índices, de maneira uniforme, na média, entre todas as escolas estaduais e ficou com o 2º lugar entre as escolas públicas do País.

Esse é o nosso comprometimento com as coisas do Estado e de sua gente, a partir das propostas para a educação. Todas, rigorosamente, registradas no TRE-MT.


* SILVAL BARBOSA
é governador do Estado de Mato Grosso e candidato à reeleição pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar. 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/975/visualizar/