Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 13:05
Por: Eduardo Bratz

    Imprimir


Em um ano de eleições é importante compreendermos o que é ser líder. Atualmente, a palavra “líder” é utilizada no lugar de “gestor”, “chefe”. Poucos sabem, entretanto, que liderança é um termo muito mais amplo do que se imagina. Um líder é um sujeito que faz com que as pessoas venham ao seu comando e executem o que ele deseja, mas é por meio de suas capacidades que os seus “subordinados”, ou melhor, seus seguidores creem que os seus interesses sejam os mesmos que o do seu líder.

Na forma de agir, o líder transmite segurança, confiança e lealdade, sendo capaz de escutar seu time, tornando-se um confidente e fazendo com que todos se sintam à vontade para falar a verdade, pensar em novos projetos e ter idéias empreendedoras. Todo o líder possui elevados preceitos de justiça. Ele toma decisões justas e transparentes, não protege um ou outro.

O líder é um verdadeiro formador de opinião. O líder sabe que não consegue fazer tudo sozinho, por isso busca sempre um relacionamento aberto com seus pares, que o seguem porque acreditam em sua visão. Muitos estudos já revelaram que as pessoas não se ligam geralmente à instituição para a qual servem, mas sim aos líderes que sabem ouvir e tratar a todos com respeito.

Ao contrário de um chefe, que não permite seus subordinados a terem ideias, o líder sabe tirar proveito disso. Enquanto o chefe impõe, o líder conquista. Ainda hoje, as nossas instituições estão cheias de chefes, mas o que precisamos mesmo são de líderes. Quando buscamos exemplos de grandes líderes, sempre nos lembramos de pessoas com enorme magnetismo pessoal.

Motivação é a denominação correta para aquilo que costumeiramente, denominamos sedução. A base da motivação está no que o líder espera. Espera-se pouco, recebe-se pouco. Espera-se muito, recebe-se muito. O líder está sempre preparado para liderar uma crise, já que sabe que pode contar com os seus seguidores. Ele jamais fica só nos momentos difíceis. O líder aplaude o sucesso de seus liderados, conduta não adotada por muitos gestores.

Muitas pessoas se questionam: posso confiar no meu líder? Afirmo, como imensa tranqüilidade, que sempre que admitirmos a relação de liderados e aceitarmos isto devemos confiar nos nossos lideres. Devemos ter cuidado no momento de elegermos nossos lideres, talvez estas pessoas não tenham realmente o perfil desejado.

Uma das capacidades mais desejadas pelos lideres no momento da formação dos seus times é identificar futuros líderes, para tanto a capacidade de fazer e manter relacionamentos interpessoais é a mais nobre das características e com futuro promissor. Costumamos imaginar os líderes no topo das pirâmides. Ao olharmos uma pirâmide, os líderes geralmente se encontram no topo dela. Vamos tirar os líderes do topo e colocá-los na base. São eles que sustentam toda a pirâmide, com o auxílio do seu time.

* Eduardo Bratz nasceu, em Carazinho - Rio Grande do Sul – Brasil, em 11 de fevereiro de 1975, é advogado especialista em Direito do Agronegócio. bratz@eduardobratz.com



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1559/visualizar/