Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 09 de Dezembro de 2021 às 09:50
Por: Vanessa Moraes

    Imprimir


No dia 9 de dezembro se comemora o Dia do Fonoaudiólogo. Esta profissão foi regulamentada no Brasil neste dia no ano de 1981.

É uma profissão ligada à área de saúde e pesquisa, previne, avalia e trata as alterações de voz, fala, audição, linguagem e aprendizagem dos indivíduos.

É gigantesca a área d e atuação fonoaudiológica.

Na fase da amamentação na maternidade, que para muitas mães pode ser complicada e cheia de dúvidas, o fonoaudiólogo auxiliará esta mãe a estimular a sucção e deglutição do bebê e também como seguir com estes estímulos após a alta hospitalar.

A sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala em todas as fases da vida podem ser estimuladas por um fonoaudiólogo. Além da intervenção em bebês, crianças, adultos e idosos, esses tratamentos também são indicados em pacientes com paralisia cerebral e traumatismos cranianos nos quais há significativos danos à musculatura da face e suas funções vitais.

Quando há a dificuldade para deglutir (patologia denominada Disfagia)devido a a doenças ou tratamentos como câncer, acidente vascular cerebral, traqueostomia ou até mesmo o enfraquecimento natural da musculatura responsável por essa função, o fonoaudiólogo atua com exercícios adequados para fortalecimento da musculatura e o paciente poderá ser capaz de retomar ou melhorar significativamente sua alimentação, o que contribui em sua qualidade de vida e também no convívio social.

A Fala é a área mais conhecida no trabalho do fonoaudiólogo. Distúrbios de fala, distúrbios de aprendizagem, gagueira, rouquidão também são áreas de atuação fonoaudiológica. Além das crianças, indivíduos de qualquer idade podem apresentar a perda da capacidade cognitiva (de aprendizagem) devido a doenças degenerativas ou lesões.

Uma atenção especial deve ser dada a presença de voz rouca, pois há doenças mais sérias com este comportamento e a consulta com um médico otorrinolaringologista deve ser feita o mais rápido possível. O aperfeiçoamento da voz por profissionais como cantores, jornalistas, locutores, atores, telefonistas, dubladores acontece constantemente. Isso porque a voz é seu instrumento de trabalho e é possível melhorar a qualidade da voz e da articulação das palavras, deixando-as mais limpas, claras através de técnicas de respiração, aquecimento vocal e exercícios específicos.

Dificuldades de leitura e escrita também podem ser reabilitadas por um fonoaudiólogo.

O primeiro contato com um fonoaudiólogo deve acontecer nos primeiros dias de vida do bebê. Isso porque é obrigatório que o recém-nascido realize ainda na maternidade um teste de triagem da audição chamado “Teste da Orelhinha”. Quando o bebê não passa neste teste, ele já sai da maternidade com a data marcada para fazer o reteste. Não passando no reteste, um médico especialista em ouvido deverá ser consultado e outros exames serão realizados pelo fonoaudiólogo. Em caso de surdez, o bebê deve iniciar o uso do aparelho auditivo (que é a fonoaudióloga quem faz a adaptação) preferencialmente até os 6 meses de vida e também a fonoterapia para ter as mesmas possibilidades de desenvolvimento de fala e linguagem que tem um bebê com audição normal.

Ao perceber que uma pessoa de seu convívio está pedindo repetição das palavras, com volume aumentado da TV, irritado, cansado no final do dia “fugindo” de situações de fala em grupo, comportamento depressivo... já é aconselhado uma avaliação de audição e constatada a perda auditiva, o teste de aparelho auditivo domiciliar deve ser iniciado. Esta também é uma atuação do fonoaudiólogo.

Funcionários de empresas expostos a ruídos devem fazer exames de audição antes de entrar na empresa, exames periódicos como também quando se desligam da empresa - essa é a função do fonoaudiólogo dentro da medicina do trabalho.

O fonoaudiólogo, para atuar com seus pacientes, é fundamental que trabalhe em uma equipe multidisciplinar contendo otorrinolaringologistas, neurologistas, psiquiatras, geriatras, psicólogos, psicopedagogos, entre outros. Pode atuar em consultórios privados, hospitais públicos, escolas, centros de saúde, empresas, instituições ou mesmo em empresas.

Enfim, como todas profissões, a nossa colaboração. Fazemos validar ainda mais o quanto a comunicação nos aproxima e faz a vida valer a pena!

Parabéns aos colegas fonoaudiólogos.

Vanessa Moraes é fonoaudióloga - @fonovanessamoraes



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4216/visualizar/