Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 22 de Dezembro de 2021 às 09:41
Por: FRANCISNEY LIBERATO

    Imprimir


Não há nada mais gratificante do que você se dedicar aos estudos e ser recompensado pela aprovação no exame. Da mesma forma, se você trabalhar, se dedicar com todo o cuidado e zelo, ao final será recompensado com uma promoção.

A recompensa faz parte da vida de qualquer indivíduo que busca por algo, e, portanto, ela é demasiadamente almejada por todos nós. Mas o que podemos sintetizar como recompensa?

Recompensa é tudo aquilo que almejamos, tais como: assistir a um filme, sair para comer, degustar uma sobremesa deliciosa, passear, comprar um tênis novo, poder não fazer nada, descansar, ler um bom livro, brincar com o cachorro, passar algum tempo nas redes sociais, dentre outros.

Todas as pessoas têm a chance de serem recompensadas? Creio que sim! Contudo, é necessário que cada um de nós faça a sua parte, isto é, dê a sua contribuição.

Todas as pessoas merecem ser recompensadas? Creio que não. O pai que dá recompensa a um filho que foi reprovado em uma disciplina da escola passará uma mensagem para ele de que não importa o resultado obtido, mesmo assim será beneficiado.

Se, no exemplo dado, os pais lançarem mão dessa postura, de que com esforço as recompensam chegam, é provável que tenham filhos vitoriosos, que assumem responsabilidades e se importam com resultados positivos.

No âmbito do autocontrole, que é a nossa capacidade de gerenciar nossas emoções e comportamentos, a ideia da recompensa deve imperar. Em outras palavras, a cada ação ou atitude controlada devemos receber uma recompensa de nossa preferência.

A recompensa proporciona a cada indivíduo uma motivação extra para continuar com a perspectiva de controle sobre todos os atos e ações emocionais que reprovamos e que podem nos levar a caminhos desastrosos.

Quanto maior o autocontrole, maior deverá ser a recompensa a receber, por outro lado, um controle de menor complexidade deve resultar em um bônus proporcional a ele.

Assim, a cada pensamento negativo controlado nós teremos uma recompensa. O sistema de recompensas fortalece e nos estabiliza para continuarmos desenvolvendo a nossa capacidade de autocontrole. Vencer os impulsos e tentações deste mundo requer esforços e sabedoria de cada ser humano.

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4243/visualizar/