Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 24 de Dezembro de 2021 às 08:42
Por: JOÃO EDISOM DE SOUZA

    Imprimir


Que natal é este em que muitas pessoas perderam a vergonha de exercitar o ódio e a maldade?

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece já há pouco mais de 1.600 anos e tem como referência o dia 25 de dezembro e com maior impacto para as pessoas que creem ou vivem em países cuja predominância é o cristianismo, como é o caso do Brasil.

Os seres humanos em geral têm nas datas do calendário anual os devidos marcos de sua existência, acontecimentos e transformações. Inicia no seu nascimento, que é a data de aniversário, e segue vida a fora registrando fatos importantes, preenchendo seu próprio calendário de existência e assinalando datas importantes. Umas mais, tais como batizados e casamentos, outras menos, dia que passou no vestibular, início do primeiro emprego e etc.

Os motivadores mais amplos destes registros estão na cultura onde esta data é destacada, em alguns casos até com feriado, pois remete aos grandes acontecimentos que fogem o controle individual (07 de setembro, 12 de outubro, dentre outras), assim como nas tragédias impactantes, tais como o 11 de setembro. Há ainda acontecimentos que marcam um período mais longo que a própria data, tais como as grandes guerras ou fatores pandêmicos. Mas estamos falando do natal!

Já que estamos chegando ao natal de 2021, que também é prenuncio da chegada de 2022, e olhando os natais passados devemos nos perguntar: que natal é este?

Depois dos impactos políticos e sanitários ocorridos nos últimos anos eu ainda sou o mesmo? O que eu fazia até 2018 (eleição e posse presidencial) 2020 e 2021 (pandemia) e hoje não faço mais? O que eu não fazia e hoje estou fazendo? O que mudou a minha volta? As perdas ou ganhos estão nos fazendo melhores?

Que natal é este depois que tanto o debate político quanto as medidas sanitárias em virtude da pandemia fizeram muita gente se afastar umas das outras, assim como forçou uma aproximação das pessoas dos núcleos minoritários a clausuras, tanto que ainda alguns estão restritos ao convívio das pessoas da própria casa?

Que natal é este que para muitas pessoas a extensão vai ao máximo até as pessoas do trabalho, academias, consultórios e afins, onde inauguramos o ciclo dos “colados aos próximos e distantes da comunidade”, onde o online substituiu as reuniões e encontros físicos por ondas de comunicação universal?

Que ser humano renascerá neste natal? Para transbordar melhorias, primeiro temos que encher o coração de coisas boas. Mas boas de que? Isso todos sabemos. E porque não fazemos?

Que natal é este em que o noticiário evidencia casos e mais casos de assédios moral e sexual, de pedofilia, de violência contra a mulher, de racismo, de homofobia e até de xenofobia? As ações indevidas estão gritantes porque aumentaram ou porque se evidenciaram com os novos fluxos de contatos restritos? Não tenho esta resposta.

Que natal é este em que a intolerância, o radicalismo ideológico e político, o extremismo evidenciado, a ausência de empatia, o patrulhamento e a perseguição e o linchamento moral através das redes sociais explodiram? Em que a alta capacidade de mentir e replicar mentiras é defendida como pauta de liberdade de expressão?


Que natal é este? Que seja um natal onde todos os bons sentimentos preencham nossos corações, trazendo mais alegria para cada dia do Ano Novo e que possamos dividir tudo isso com pessoas especiais que fazem parte da nossa vida!

Bem, a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações, melhora a nós mesmo e o mundo que nos cerca e ainda aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Este é o momento da gente presentear o mundo com aquilo que temos de melhor: tolerância e amor. Que este seja o natal das nossas mudanças, e que seja para melhor! Feliz natal para você e para os seus!

João Edisom de Souza é analista político em MT.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4246/visualizar/