Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 17 de Fevereiro de 2022 às 04:56
Por: Giovana Fortunato

    Imprimir


A menopausa pode ser definida como a interrupção da menstruação e fim do ciclo reprodutivo das mulheres.


É um episódio que, geralmente, acontece entre os 40 e 60 anos por conta da queda dos níveis de estrógeno e progesterona no corpo, que é causada pelo envelhecimento dos ovários.

Contudo, a menopausa não ocorre de um dia para o outro. Na verdade, ela possui três longas fases:

1) Pré-menopausa: etapa caracterizada pela queda dos hormônios e dura por volta de 6 a 8 anos;

2) Perimenopausa: transição entre a pré-menopausa e o pós-menopausa. É neste estágio que ocorrem a grande maioria dos sintomas;

3) Pós-menopausa: período após a menstruação ter sida interrompida há um ano. É uma fase que dura até o final da vida e onde alguns sintomas continuam a aparecer.

E são vários os sintomas que podem indicar que você está passando por este período.

As alterações causadas na menstruação podem ser consideradas o sintoma comum de que você está passando pela perimenopausa. Elas acontecem por conta da flutuação dos níveis de estrógeno e progesterona no corpo.

São várias as mudanças que podem ocorrer com a menstruação no período da menopausa: vir com mais ou menos frequência; com fluxo mais forte ou mais leve; durar por mais ou menos tempo; variação da cor e textura do sangue.

Além disso, a fertilidade diminui por conta dessas irregularidades, não sendo possível engravidar naturalmente.

A onda de calor é outro sintoma bem comum da menopausa, acontecendo com cerca de 80% das mulheres durante esse período.

Mas o que é onda de calor? É uma sensação repentina de aquecimento que costuma começar pela cabeça ou pescoço e se espalha para o resto do corpo.

É uma sensação bem variável, que pode durar alguns segundos ou vários minutos. A frequência também varia bastante, podendo acontecer mais de uma vez por dia ou ter um intervalo de semanas.

Este sintoma pode demorar em torno de alguns meses para passar, assim como pode permanecer por anos. Em alguns casos, a onda de calor vem acompanhada de suor intenso e ruborização da pele (pele vermelha).

O suor intenso costuma vir associado às ondas de calor e pode acontecer em qualquer período do dia.

Contudo, mulheres que estão passando pela menopausa podem experimentar com mais frequência o suor excessivo durante o sono.

A sensação pode ser tão intensa ao ponto de acordar a pessoa enquanto dorme, assim como pode causar insônia. Este sintoma da menopausa também é causado pelas alterações hormonais.

Outro sintoma é a incontinência urinária, um distúrbio que causa a perda involuntária de urina, podendo se manifestar como incontinência de urgência (vontade repentina e forte de urinar), o incontinência de esforço (perda involuntária de urina ao realizar algum movimento como tossir ou rir);

Ambos os casos podem acontecer durante a menopausa devido à diminuição do nível de estrógeno, que afeta a musculatura da uretra.

Também pode ocorrer dificuldades para dormir, irritação, coceira e secura vaginal, cansaço e fadiga, problemas para se concentrar, mudanças de humor, ganho de peso, pele seca e vermelhidões, diminuição da libido e dores de cabeça.

Para passar por este período de uma forma mais tranquila, mantenha uma rotina de consulta ao ginecologista. Sua saúde é prioridade.


Dra. Giovana Fortunato

@giovanafortunato é ginecologista e obstetra e professora da UFMT.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4348/visualizar/