Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 17 de Março de 2022 às 10:41
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Eu tenho sido perseguido, sistematicamente, sem trégua, por empresas vendedoras de facilidades, através dos meios digitais. Oferece-se tudo: empréstimos, produtos, planos de saúde, de aposentarias, remédios, computadores, roupas e etc. Um inferno! Não tem dia e nem hora para perturbar o cidadão com incômodos telefonemas, whatApp, mensagens, e-mail para nos oferecer o que não queremos adquirir.

As contas bancárias estão à mercê de invasões. Vira e mexe elas são invadidas. E lá se estar as voltas com os incômodos de bloqueios indevidos e desbloqueios. E, as vezes, se descobre o mal feito muito tempo depois, inviabilizando as finanças e causando apreensões e dissabores. Portanto, tenha cuidado com a contabilidade pessoal, tenha um controle rigoroso dos seus gastos, pagamentos e transferências bancárias para facilitar uma providência urgente quando desconfiar de alguma coisa suspeita.

Quanto mais avanços da tecnologia que facilita o acesso de pagar, comprar, transferir e receber mais vulnerável se fica à mercê de invasores e aproveitadores

Um alerta! Mantenha na sua conta corrente somente o valor necessário para pagamento das despesas normais, pois o capeta não dorme. Eu mantive no início do ano passado, em conta corrente, um excedente para pagamentos posteriores. Emiti um cheque para ser coberto por parte do dinheiro deposita que voltou sem fundos. O dinheiro de conta tinha sido investido sem meu conhecimento e autorização. Um abuso, mas aconteceu.

Quanto mais avanços da tecnologia que facilita o acesso de pagar, comprar, transferir e receber mais vulnerável se fica à mercê de invasores e aproveitadores. É certo que estes avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos, o que nos faz acreditar que estamos num período de transição da era das máquinas para e era digital. Faz-se crer que todos avanços nascem, crescem e amadurecem, mas enquanto isto não acontece os perigos dessa transição são inúmeros e estamos pagando caro por eles.

Os cartões crédito/débitos são um capítulo à parte. São copiados, clonados, furtados e os números e códigos são copiados e utilizados indevidamente. As inovações são rápidas e, em que pese os benefícios que trazem, têm-se que renovar as cautelas e os cuidados ao utiliza-los, principalmente por que tudo se faz instantaneamente, em se tratando de pagamentos, recebimentos e transferências. E isto gera uma grande insegurança, pois ao mesmo tempo que facilita a vida das pessoas, exige renovação de cautelas, cuidados, insistimos, para evitar problemas e dissabores.

Ressalte-se que houve inovações recentes em pagamentos e transferências bancárias (PIX), o que facilitou a vida de todos, mas deixou um mundo de oportunidades para os golpistas que estão de olho no nosso rico patrimônio.

Cuidado com abordagens que lhes oferece algum produto ou serviço, a preço abaixo do mercado ou imperdíveis ofertas para seduzi-los e lhes retirar preciosas informações pessoais do seu cadastro. Cuide sempre em não passar telefone, número de cartão de crédito, principalmente o número que está no verso chamado CVV, do CPF, endereço, datas nascimento, nome de pai e mãe, pois trata-se de um manifesto golpe. Desconfie sempre e não deem quaisquer destas informações.

Como se vê, está cada vez mais difícil viver em sociedade, pois como as facilidades, as armadilhas e os perigos crescem exponencialmente. A sua relação, nesta área é com o banco, lembre-se sempre de acioná-lo. Portanto, cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

RENATO GOMES NERY é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4406/visualizar/