Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 31 de Março de 2022 às 06:30
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


Um dos indicadores para medir e mensurar a popularidade dos pretensos candidatos a cargos eletivos passa necessariamente pela atuação e pontuação de cada um deles; através das pesquisas eleitorais, que podem ser: qualitativas ou quantitativas.

Essas pesquisas têm como norteadores, um estatístico; essas pesquisas eleitorais não se baseiam em valores absolutos, mais sim em estimativas, uma vez que estas pesquisas eleitorais dependem da opinião pública, que varia constantemente.

Em função disso os resultados não são exatos, e são acompanhados sempre da chamada margem de erro padrão de 2 pontos percentuais.

Com a proximidade do fechamento da janela de migração partidária, período no qual é permitida a mudança de partido pelos ocupantes dos cargos de deputado federal, estadual e distrital; para concorrer à eleição majoritária ou proporcional, lembrando que esse prazo se encerra no dia 1º de abril de 2022.

A última pesquisa realizada foi registrada com o número MT-03989/2022, a mesma, atingiu a baixada cuiabana, envolvendo as seguintes cidades:

Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Jangada e Rosário Oeste.

Para deputado estadual, os nomes dos melhores ranqueados continuam sendo os mesmos, eles apareceram na pesquisa anterior realizada por um outro instituto de pesquisa de renome na capital.

Aparecendo em primeiro lugar Eduardo Botelho (DEM), com 8,64% dos votos, em segundo Janaina Riva (MDB), com 8,19%, em terceiro Lúdio Cabral (PT) com 8,09%, em quarto Wilson Santos (PSDB), com 6,60%, e em quinto Elizeu Nascimento (PL) com 4,35%.

Entre os mais bem ranqueados; um vem se destacando por seu histórico de vida, um emergente, surgido de um bairro periférico, Altos da Serra.

Reporto-me ao pré-candidato Elizeu Nascimento (PL), o mesmo, vem se tornando uma grata surpresa, pois a cada dia vem inovando em suas redes sociais; levando o seu trabalho aos 141 municípios.

Todos os ranqueados, independentemente das pontuações, estarão por certo trabalhando com unhas e dentes, em busca dos votos dos entrevistados, que não responderam ou não souberam em quem irão votar; esse universo corresponde a 22,33% dos entrevistados. Quem tiver mais garrafas para vender, por certo irá aglutinar esses votos.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4437/visualizar/