Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 26 de Junho de 2022 às 09:33
Por: Francisney Liberato Batista Siqueira

    Imprimir


Discorrendo sobre autocontrole, percebemos a sua importância para a vida de cada um de nós. Ao ter uma vida controlada, é provável que gozemos mais da nossa existência, mas para isso é necessário assumir a responsabilidade pelos nossos atos.

Pense na sua vida hoje: faça um histórico panorâmico sobre o seu passado, em situações em que perdeu o controle totalmente ou em que perdeu o controle parcialmente. Veja o desastre que foi perder o controle das suas emoções, pois você provavelmente deve ter perdido amigos, ofendido pessoas, se distanciado de alguns indivíduos ou, quem sabe, ter deixado de ganhar uma promoção no trabalho.

A minha pergunta para você é: vale a pena ser desse jeito? Se sim, continue do jeito que está “quebrando a cabeça” na vida; se não, chegou o momento de reescrever a sua história.

Culpar os pais, a genética, os filhos, o cônjuge, os amigos, os inimigos, os colegas do trabalho, o governo, o país, as circunstâncias que estão ao seu redor, não lhe ajudará a melhorar a vida, por isso, conclamo que você não se martirize e assuma a autorresponsabilidade, sendo uma pessoa melhor.

Mesmo que você aceite, hoje, os seus erros de comportamento, por ser descontrolado emocionalmente, e aceite mudar de vida, é provável que, por alguns dias, ou meses, você tenha que conviver com essa explosão de emoções que arrebenta sua vida. Contudo, é necessário ter paciência, tranquilidade e equilíbrio, uma vez que as mudanças acontecem com o tempo e a persistência.

Não adianta se culpar pelas atitudes erradas, é preferível reconhecer os erros. Inclusive, indico o meu livro “A arte de ser feliz”, o qual lhe auxiliará neste processo.

Para que você possa aprender a controlar mais as suas emoções é indispensável que reconheça as suas falhas, os seus erros, suas atitudes impensadas, de modo que você possa mudar de vida.

Que tal começar a construir um novo futuro hoje? Seja o protagonista da sua história, assuma a autorresponsabilidade, mude a forma de pensar e seja uma pessoa feliz. Comece a fazer isso a partir de agora, da seguinte forma #UmPassoDeCadaVez.


Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4623/visualizar/