Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 17 de Julho de 2022 às 09:54
Por: Benedita Enildes Corrêa

    Imprimir


É comum acharmos natural a visão de pessoas idosas com corpos colapsados, enrijecidos, ombros caídos, pescoço projetado para a frente, entre outros desequilíbrios de ordem física.

Mas, será que o processo de envelhecer tem que ser, de fato, desse modo? Envelhecer implica carregar um corpo tensionado, enrijecido e colapsado? Será? Pela minha própria experiência, afirmo que é possível manter um corpo saudável, alinhado e flexível, mesmo com o avançar da idade. Assim como eu, há um número considerável de pessoas com mais de 60 anos de idade que encosta a cabeça nos joelhos na posição sentada ou em pé, algo que às vezes era impraticável aos 30 anos de idade. Contrariamente à crença popular, nesse caso, o corpo tornou-se mais alongado e flexível com o avançar da idade...

O que favorece viver essa saudável realidade corporal na terceira idade? Pode-se mencionar alguns fatores: a prática de atividade física que contemple eficazes alongamentos, alimentação saudável, hidratação adequada. Eu acrescento ainda o autoconhecimento, que possibilita a alguém compreender a si, aprender a lidar devidamente com as emoções e com as funestas reações da mente. Como terapeuta corporal sei que a mente e as emoções influenciam o corpo e vice-versa.

A prática de Yoga, ciência da interiorização, contribui sobremaneira para manter corpo, mente e energia em equilíbrio e harmonia. Uma das lembranças que guardo das inúmeras e variadas práticas de Yoga das quais participei na Índia, é a intensa alegria que me invadia naturalmente após as maravilhosas aulas com a famosa professora de Iyengar Yoga, Sra. Navaz Kamdin, em Pune. Que saudade de suas aulas e do fluir de sua expressão na transmissão do Yoga!

Percebia a minha coluna toda encaixada, vértebra por vértebra, ereta desde o cóccix até a cervical. Pés bem pousados no chão, corpo leve, peito aberto e solto pelos alongamentos de Yoga que atuam na abertura e fortalecimento da caixa torácica.

Nessa condição, as emoções presas e antigas, que amordaçam a região peitoral e também prejudicam a respiração, são liberadas e deixam de afetar negativamente o corpo e a mente.

A respiração é altamente beneficiada pelo trabalho corporal de abertura de peito e escápula. Soltamos muitas e muitas tensões de ordem física e emocional pela respiração que, ao fluir melhor, auxilia ainda no funcionamento regulado dos órgãos vitais do nosso corpo.

As dificuldades que todos temos de lidar ao longo da vida (ninguém escapa dos desafios existenciais), se não forem reconhecidas e olhadas com clareza mental, discernimento e sabedoria, costumam atropelar o bem-viver. O estado emocional caótico lesa e danifica o corpo, que adoece e pode vir a padecer se não for cuidado por uma medicina com abordagem holística, que trate como uma unidade orgânica indivisível: corpo, mente e energia.

Enfatizo a importância de manter a estrutura corporal organizada e alinhada, o peito aberto, coluna ereta, respiração regulada e profunda, mesmo com todos os desafios que se apresentam no dia a dia da nossa existência, quer seja em âmbito pessoal, familiar, profissional ou social. Acredite, não colapsar o tronco, o peito e a respiração fará uma enorme diferença no enfrentamento e na resolução dos problemas!

Vale ressaltar que a vida não é um só estado, tudo muda, e da noite para o dia, tantas situações podem ser modificadas! Mas se alguém estiver olhando somente para baixo, com o corpo desorganizado, e muitas vezes em dor, respirando no mínimo, numa postura física e mental permanente que fecha o peito e o sorriso, sem confiar em si e na potência do fluxo da vida, como transformará desafios mais exigentes em processos que trazem junto a possibilidade de amadurecimento emocional e espiritual?

Afinal, tais processos nos humanizam, nos tiram da área de conforto, nos sacodem para a realidade da natureza da vida e nos permitem crescer em compreensão, amor e compaixão.

Para encerrar este artigo, deixo a você um convite: abra o peito neste momento e respire com atenção plena - tome ciência de sua respiração acontecendo. Pela expiração, experimente soltar suas preocupações. E na inspiração natural e espontânea, ao sentir o ar entrar e tocar suavemente suas narinas, alegre-se por estar vivo no dia de hoje e respirando livremente. Então, é possível? Convite aceito?

Namastê!

Benedita Enildes Corrêa é terapeuta corporal e professora de meditação e respiração consciente.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4666/visualizar/