Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 25 de Julho de 2022 às 09:53
Por: Marcelo Augusto Portocarrero

    Imprimir


Como é diferente a compreensão dos fatos. Se por um lado as vicissitudes da vida são interpretadas como provações pelos que as veem como sendo parte integrante do caminhar no aperfeiçoamento do espírito, outros a entendem sendo injustiças, principalmente os ateus, aqueles que só invocam a presença divina em ocasiões trágicas, como na proximidade da morte.

É assim que também acontece no espectro político dos anos difíceis que todos vivemos desde que parte das pessoas passaram a dedicar seus esforços a combater ideais e não ideias. Aliás, ideal é ideia são palavras quase idênticas mas com significados muito diferentes.

Enquanto ideal é um adjetivo, podendo ser entendido como a meta de um projeto e se ajusta perfeitamente a um modelo, a uma lei; ideia é um substantivo preso ao conceito e na dependência do conhecimento.

Seria mais ou menos como comparar visão periférica e visão central. Nesse caso, a visão periférica possibilita alcançar com os cantos do olhos muito mais do que está somente à frente sem que, para tanto, seja necessário virar a cabeça ou mover os olhos. Já a visão central, apesar de ser mais detalhada, é restrita quanto à sua abrangência.

Feitas essas divagações conceituais, ao trazê-las para o campo socioeconômico na intenção de interpretar os dias difíceis por que passamos, não há como fugir da dura realidade que nos trouxe até eles através da luta insana dos projetistas de um mundo com menos habitantes, mesmo que para isso defendam processos de redução populacional dos mais frágeis, dos menos favorecidos e daqueles que não comungam de seus objetivos.

Certamente há que se ter preocupação com o futuro da humanidade e buscar soluções para evitar os conflitos que poderiam advir dessa questão, mas não assim, não partindo de pressupostos catastróficos que os defensores da Nova Ordem Mundial buscam impor a um mundo desigual por culpa dos mesmos poderosos e egocêntricos países, conglomerados empresariais e pessoas que nos trouxeram aos quase caos em que nos encontramos.

Ao mesmo tempo, explodem em todos os cantos de planeta as exacerbações das diferenças e não a procura de equaliza-las; os que se viram oprimidos no passado buscam algo muito parecido com revanche vingativa que a eliminação de suas causas: vemos desses se aproveitarem os que buscam nas animosidades sociais, étnicas e ideológicas campo fértil para a plantação da desordem da qual eles precisam para concluir seus planos.

Que os dias difíceis não sejam em vão e nos permitam reagir a tempo.

Marcelo Augusto Portocarrero é engenheiro civil.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4685/visualizar/