Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 22 de Agosto de 2022 às 09:39
Por: Thalita Carvalho

    Imprimir


Você sabia que manter os cuidados com o sorriso dos pequenos é a principal forma de garantir a saúde bucal na fase adulta? Por isso é importante todo esforço para evitar as cáries no dente de leite, problema que geralmente assombra os pais.

A cárie é uma doença multifatorial, vinculada a fatores do hospedeiro e relacionada a questões como dieta e higiene bucal.

As bactérias, em contato com resíduos de alimentos, produzem um ácido que destrói o esmalte dos dentes, provocando lesões que, nos casos mais avançados, podem causar a perda do dente.

Na fase inicial, a cárie é uma doença assintomática. O primeiro sinal clínico é a presença de uma mancha esbranquiçada e opaca no esmalte dentário que pode progredir para a formação de uma cavidade.

O primeiro sintoma é a hipersensibilidade dentária, mas nem todos os pacientes se queixam disto. A dor corresponde a um estado avançado da doença.

Quando o problema acomete os dentes de leite, ele traz uma série de prejuízos para a saúde bucal da criança, que vão desde a necessidade de restaurações precoces até a extração do dente.

Se a cárie avançar pelo canal do dente de leite, ela vai contaminar o dente permanente ainda por nascer. Quando esse dente sair, ele já pode vir com problemas, como infecções e manchas. A cárie também pode causar dor e mau-hálito na criança.

Quando é necessário extrair um dente de leite há um desarranjo na arcada dentária ainda em formação, o que pode levar a problemas de mastigação e à falta de espaço para a descida do dente permanente, que pode permanecer no interior da gengiva, nascer pela metade ou torto.

Os dentes de leite devem receber tratamentos preventivos como limpeza e aplicação de flúor no consultório. E, diante de uma cárie, eles também podem ser restaurados, passar por tratamento de canal e, em último caso, serem extraídos, de acordo com a avaliação do dentista.

O tratamento da cárie nos dentes de leite vai evitar a perda do dente e preservar a estrutura necessária para que os dentes permanentes cresçam saudáveis. Quando necessário, por exemplo, após o tratamento da cárie, a criança pode usar aparelhos para manter o crescimento adequado da estrutura bucal para receber os dentes permanentes, evitando complicações como a má oclusão.

Além disso, vale lembrar que o nosso organismo funciona de forma integrada. Sendo assim, a presença de focos de inflamação ou infecção causados pela cárie também levam a repercussão sistêmica.

Prevenção

Os dentes de leite precisam ser escovados após cada refeição. A higienização noturna é a mais importante, já que durante o sono há uma redução na salivação que ajuda a limpar os dentes, o que favorece o acúmulo de bactérias. Como as crianças ainda não sabem escovar corretamente os dentes, os pais precisam acompanhar de perto a escovação e ajudá-las.

Quanto mais tarde a criança tiver contato com o açúcar, melhor para a saúde dos dentes. Doces, balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados e consumidos apenas em ocasiões especiais. E, claro, os dentes precisam ser escovados após o seu consumo. Sempre que possível, evite a mamadeira no meio da noite. Como dificilmente os dentes serão escovados depois dessa refeição, a criança passará mais tempo com os restos do leite na boca, um ambiente muito favorável para as bactérias. Evite também acrescentar açúcar no leite ou chá dos pequenos.

As crianças também precisam fazer visitas regulares ao dentista. A recomendação é que a primeira visita aconteça assim que nascerem os primeiros dentinhos, por volta dos seis meses. Esse acompanhamento é importante para orientar os pais sobre a saúde bucal da criança e também para que ela se acostume com o profissional e não tenha medo do dentista.

Thalita Carvalho é odontóloga com foco na prevenção e tratamento de crianças.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4739/visualizar/