Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 23 de Agosto de 2022 às 06:58
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Você já observou como um macaco se comporta? Quando vamos a um zoológico, percebemos como esses animais são animados, engraçados e cheios de energia, sobretudo dinâmicos, em seu modo de viver.

O fato é: precisamos aprender com esses animais e nos nutrirmos diariamente com a motivação deles, mantendo-nos vivos e dispostos para enfrentar os desafios diários. A maneira de pensar e de agir proporciona motivação constante e crescente nos estudos.

A dinâmica deste animal nos ensina a ter flexibilidade, ou seja, devemos ter um objetivo bem definido, mas, para atingir o resultado desejado, podemos flexibilizar a nossa caminhada rumo ao sucesso.

Às vezes, estamos adotando um método de estudo e achamos que é o melhor, só que durante o percurso podemos aprender um novo método de aprendizagem, e se for melhor e trazer melhores perspectivas de resultados, devemos com certeza adotá-lo.

Um outro ponto a destacar é a forma como o macaco chega ao o topo de uma árvore. Observe que ele não consegue sair do chão e alcançar o topo sem adotar um critério.

Cuidadosamente, o macaco sobe de galho em galho, até chegar ao topo da árvore. Vamos reforçar essa lógica “A estratégia do macaco”, ao olharmos para uma escada, o percurso na caminhada, especialmente, para o último degrau, sabendo que, ao começarmos a escalada, devemos andar de degrau a degrau até o seu topo.

Exemplificando: imaginemos que o seu objetivo é ser aprovado em um concurso público para o cargo de analista administrativo; só que, ao invés de buscar, incansavelmente, ser aprovado logo no concurso de analista, busca ser aprovado, antes, em um concurso de técnico administrativo. Outro exemplo: se o seu objetivo é ser aprovado no concurso para juiz federal, antes, estude, treine e busque ser aprovado em concursos públicos de analistas jurídicos.

Sintetizando os exemplos, temos:

Objetivo: concurso de analista administrativo (em médio ou longo prazo). Meta: concurso de técnico administrativo (em curto ou médio prazo);

Objetivo: concurso de juiz federal (em médio ou longo prazo). Meta: concurso de analista jurídico (em curto ou médio prazo).

Por que utilizar a “Estratégia do Macaco”? Pode ser que o seu objetivo seja para o concurso de juiz federal, e nem sempre são oferecidas vagas para esse cargo a curto ou médio prazo, e com isso haverá demora de ser realizado, consequentemente, você poderá desanimar e não querer estudar mais, por isso, é importante ter metas alcançáveis (concurso de analista jurídico) para ir conseguindo êxitos e, principalmente, ganhando foco, autoestima e motivação para o alvo principal. Para se manter focado e motivado, sugiro a leitura do meu livro “Reinvente sua vida”.

Posso planejar os estudos para estudar para o concurso objetivo (juiz) e meta (analista) ao mesmo tempo? Depende.

Se você for uma pessoa dedicada, disciplinada e estudiosa, creio que seja possível manter a pertinência temática das matérias e estudá-las juntas; não obstante, se você não tem as características dessa pessoa, é melhor ter foco, alcançar a meta e, depois, lutar para alcançar o objetivo.

Agora, se você tem capacidade, estrutura mental, emocional e financeira, e todas as condições necessárias para partir direto para o seu objetivo, vá buscar o seu sonho!

Na minha caminhada como concurseiro, eu criei e utilizei a “Técnica do Macaco”. O meu objetivo era ser aprovado em concurso para auditor do Tribunal de Contas ou Fiscal de Tributos Estadual. A meta era ser aprovado em concursos de analistas, e de fato conquistei várias aprovações, inclusive, assumi o cargo como analista contador do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, onde fiquei por quase três anos como servidor efetivo.

Na sequência, assumi o cargo de auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso, onde estou há mais de 13 anos.

Aposte e aprenda com os macacos, a partir da técnica que ensinei. Avalie com ponderação a “Técnica do Macaco”, ou seja, conquiste degrau por degrau, para que haja motivação para atingir as suas metas até o trunfo final, que é o atingimento do seu objetivo.

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4741/visualizar/