Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 25 de Outubro de 2022 às 10:38
Por: Dennis Kondo

    Imprimir


No mês em que se comemora o Dia das Crianças, quero alertar sobre a saúde infantil, em relação a um problema que ocorre na maioria das vezes dentro do próprio lar: os acidentes domésticos.


De acordo com relatório da ONG Criança Segura, divulgado ano passado, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil.


O levantamento aponta que, diariamente, 8 crianças morrem e 288 são internadas por causas acidentais, apesar da queda no número de hospitalizações durante a pandemia, casos de intoxicação, afogamento e sufocação cresceram.

Durante o atendimento médico, constatamos que grande parte dos traumas poderia ser evitada


Entre as principais causas de internação, estão a queda (44%), queimadura (19%) e trânsito (10%) – todas apresentaram diminuição quando comparadas a 2019.


Durante o atendimento médico, constatamos que grande parte dos traumas poderia ser evitada, e a causa quase sempre é aquele momento de descuido dos responsáveis e infelizmente a consequência pode ser para a vida inteira.


Pais, mães e responsáveis – cuidado com as tomadas, sempre as mantenham tampadas, o banho também deve ser monitorado, nunca deixe o bebê sozinho, pois ele corre o risco de afogamento e a temperatura da água deve ser monitorada para evitar queimaduras.


Crianças são curiosas, então produtos de limpeza, shampoo, sabonete, remédios – devem ser colocados em lugar seguro e de difícil acesso.

E os mais grandinhos também precisam de atenção, quando começam a andar, querem puxar objetos ou então podem esbarrar em móveis, sem contar os riscos de queda.


Bem, aproveitando que estamos falando das “crianças grandes”, quero apontar os riscos para crianças e adolescentes que possuem acesso à internet, infelizmente existem alguns desafios mirabolantes e perigosos, que instigam a reprodução, estamos falando de brincadeiras como baforar desodorante, canela, o uso de álcool, de pular de alturas elevadas, entre tantas outras situações.


Pais, fiquem atentos!!!

Dennis Kondo é médico em Cuiabá



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4854/visualizar/