Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 28 de Outubro de 2022 às 11:28
Por: Rafael Sodré de Aragão

    Imprimir


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres).

Esses valores correspondem a um risco estimado de 137,87 casos novos por milhão no sexo masculino e de 139,04 por milhão para o sexo feminino.

Graças aos avanços no tratamento do câncer infantil nas últimas décadas, atualmente mais de 84% das crianças com câncer sobrevivem 5 ou mais anos.

Globalmente, esse é um aumento considerável desde meados da década de 1970, quando a taxa de sobrevida em 5 anos era de apenas 58%. Ainda assim, as taxas de sobrevida variam com o tipo de câncer e outros fatores.

Entre os principais tipos de câncer nessa faixa etária estão as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central.

Existem manifestações que despertam sinais de alerta como por exemplo palidez cutânea - mucosa, nódulos, caroços, ínguas, perda de peso, sudorese noturna, hematomas, edemas e tontura ou desmaios.

Assim como em adultos, o diagnóstico precoce é o principal fator na redução da mortalidade.

Nas últimas décadas o avanço da medicina, aliado ao diagnóstico precoce e crescimento de centros especializados, tem levado mais crianças a cura com poucas sequelas e boa qualidade de vida.

Rafael Sodré de Aragão é cirurgião Oncológico e cirurgião-geral do Hospital de Câncer de MT.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4860/visualizar/