Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 10 de Dezembro de 2022 às 07:40
Por: Emmanuela Bortolleto Santos Reis

    Imprimir


Sim! Criança também pode ter Diabetes Mellitus (DM), nome técnico da doença que causa acúmulo de açúcar no organismo por falta de produção de insulina. Ela pode ser do tipo 1 ou infantil, que inicia os sintomas na infância e tipo 2, que pode ser em qualquer fase da vida.


Nas crianças, como nos adultos, o excesso de açúcar ou a chamada hiperglicemia, causa inflamação em todo o organismo, especialmente nos pequenos vasos.

Como nossos rins são formados por novelos de vasos sanguíneos minúsculos, eles acabam sofrendo muito com o excesso de açúcar no sangue.

O primeiro sinal de lesão no órgão é a perda de microalbumina na urina, isso mostra que a filtração dos rins já está comprometida.

Também existe a manifestação mais grave do DM, a chamada cetoacidose diabética, que pode levar ao coma. Nesses casos a criança começa com dor abdominal, emagrecimento, muita sede, ingestão de água exagerada, hálito cetônico e urina doce, evoluindo com a respiração lenta e profunda, rebaixamento do nível de consciência e, até mesmo, o coma.

Mas como saber se a urina de meu filho está doce? Através de um exame de urina simples podemos detectar a presença de glicose.

Portanto, se o nível de glicose do seu filho estiver maior que 100mg/dL, procure o pediatra. Para evitar o DM a criança deve ter uma alimentação saudável com rotina de sono e exercícios, além do tempo para brincar e aproveitar sua família.

Emmanuela Bortolleto Santos Reis é medica nefropediatra.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4957/visualizar/