Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 19 de Fevereiro de 2023 às 09:07
Por: Eduarti Fraga

    Imprimir


Dante Martins de Oliveira, foi um visionário e enxergava à frente do seu próprio tempo.

Teve, desde o começo da vida pública, a exata noção do quão importante era a questão da energia para o salto de qualidade social e econômica que Mato Grosso clamava para sair do atraso e da distância.

O saudoso "Magrão" investiu sua juventude e energias no sonho desenvolvimentista para a melhoria das condições sociais de nossa gente apostando na busca da criação de infraestrutura do estado com energia e estradas, para preparar MT para o boom econômico que vivemos há 4 décadas.

Todos nós "dantistas de carteirinha" sabemos que desde quando foi ministro da reforma agrária, lá na "nova república", ele começou a articular a criação de inúmeras hidroelétricas e a integração de Mato Grosso ao sistema nacional de energia de Furnas/Eletrobrás, o que possibilitou sairmos do isolamento e dependência da União e estarmos vivendo nessa boa fase do estado.


Mato Grosso precisa da inspiração da obstinação de Dante, pois urge darmos outros saltos à frente da história no sentido da criação de postos de trabalho, melhor distribuição de renda.

A agroindústria agrega valores aos produtos produzidos no estado e esta precisa de energia e gás.

O setor da mineração será a nova bola da vez.

Pena que a safra de políticos e gestores pós Dante, com honrosas exceções, inclusive essas exceções presentes na gestão estadual e legislativo, têm demonstrado comportamento medíocre e omisso em relação à essas questões que podem levar o Estado de Mato Grosso a ser um dos mais importantes para o Brasil na produção de divisas, além do que já é para a economia nacional com a criação de commodities verdes e mais valorizadas.

Neste mês de aniversário de Dante Martins de Oliveira seu legado deve ser exaltado, lembrando e defendido como exemplo às novas gerações.

Eduarti Fraga é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5107/visualizar/