Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 26 de Fevereiro de 2023 às 04:10
Por: Léo Bortolin

    Imprimir


Neste dia 25 de fevereiro, comemoramos o Dia do Agronegócio, uma data que não poderia ser mais significativa para a cidade de Primavera do Leste. Aqui, o agronegócio é o principal motor da economia, movimentando uma série de atividades que vão desde a produção e beneficiamento até a comercialização de commodities como soja, algodão e milho.

Os números impressionam: em 2022, Primavera do Leste ficou em 15º lugar no ranking dos 100 municípios mais ricos do agronegócio nacional, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com mais de 547 mil hectares reservados à agricultura, a cidade arrecadou R$ 2,37 bilhões no setor, um reflexo da dedicação e do empenho de todos os envolvidos na produção agrícola.

Mas a importância do agronegócio não se restringe apenas a números e cifras. Ele é responsável por movimentar uma série de outras atividades econômicas na cidade, gerando empregos e renda para milhares de pessoas. Das quase sete mil empresas instaladas em Primavera do Leste, 25% são ligadas diretamente ao agronegócio. E a cada quatro empregos criados em 2021, 25% foram no setor agrícola.

Além disso, a produção agrícola tem um efeito multiplicador sobre a economia local. Ao gerar excedentes cada vez maiores, o agronegócio expande suas vendas para o mundo, conquista novos mercados e gera superávits cambiais que libertam a economia brasileira. E não podemos esquecer que a produção de alimentos é essencial para a saúde e qualidade de vida da população urbana, liberando seu poder de compra para bens produzidos pela indústria e pelo setor de serviços.

Mas para que todo esse sucesso fosse possível, foi preciso muito trabalho e dedicação. Desde os pequenos produtores que desbravaram a região sul do Mato Grosso até os gestores públicos que trabalharam para potencializar os resultados, todos foram fundamentais para que Primavera do Leste se tornasse essa gigante do agronegócio. A posição estratégica da cidade, cortada pela BR 070 e MT 130 e com ligação com Goiás e o Distrito Federal, também foi um fator-chave para o rápido escoamento da produção.

Por isso, neste Dia do Agronegócio, quero parabenizar todos os produtores e trabalhadores rurais de Primavera do Leste pelo trabalho incansável e pelo sucesso alcançado. Continuaremos trabalhando juntos para que o agronegócio continue a ser uma força motriz do desenvolvimento econômico da nossa cidade e do nosso país.

Léo Bortolin - Prefeito de Primavera do Leste



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5121/visualizar/