Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 17 de Março de 2023 às 04:31
Por: Vanessa Moraes

    Imprimir


A audição é o principal recurso que usamos para nos comunicarmos e nos relacionarmos na comunidade em que estamos inseridos.



Toda perda auditiva tem sua causa. E é o médico otorrinolaringologista quem dará este diagnóstico como também o tratamento, que pode ser medicamentoso, cirúrgico, indicação de uso de aparelhos auditivos ou implante coclear.



E quando recebemos do médico o diagnóstico da perda auditiva juntamente com a indicação do uso de aparelhos auditivos, nossa primeira reação é a rejeição, pois existe o medo do desconhecido. Mas, isso tudo é atenuado com o tempo e essa rejeição é trocada pelo prazer, sendo possível se apaixonar por todos os benefícios que eles trazem para nossa vida: dos mais simples aos mais incríveis.



Atualmente temos muita tecnologia dos aparelhos auditivos a nosso favor. São aplicativos que são instalados no celular e a partir daí o paciente passa a ter o comando de sua audição facilmente na palma da mão.



Através da conectividade dos aparelhos auditivos com o celular (IOS ou Android), você pode atender seu celular e você escutará diretamente o som nos seus dois ouvidos. Somente você escutará, ninguém mais a sua volta. Isso servirá também para suas mensagens de voz pelo Whatsapp, ao assistir um vídeo pelo Youtube, ou até jogos de sua seleção favorita. É possível também escolher em qual direção você prefere escutar melhor o som: que vem do lado direito, esquerdo, de trás ou de frente. Aumentar ou abaixar o volume são controles acessíveis de fácil manuseio.



Há também uma variedade de programas a sua disposição: universal (que serve para todos os ambientes), festa, trânsito, silêncio como também a utilização do Tom Zen que é uma ferramenta muito usada para pacientes que sofrem com o zumbido. Há vários acessórios que facilitam como o Tv Play que é um dispositivo colocado atrás da televisão e o som desta televisão chega diretamente aos seus ouvidos, facilitando assim a compreensão do que se fala. Uma outra novidade é que temos a comodidade dos aparelhos auditivos recarregáveis, não tendo mais o incômodo de precisar andar com as baterias dos aparelhos auditivos, apenas um carregador pequeno e simples que se adapta a sua vida. Essas revoluções na indústria fazem uma verdadeira diferença para sua audição na vida real.



E os benefícios são diversos ao se fazer uso de aparelhos auditivos.



- Integrar a família;
-Sons pedidos voltam a ser ouvidos;
-Encontros com família e amigos voltam a ser prazerosos;
-O trabalho se torna menos estressante;
-Seu dia fica menos cansativo;
- Diminui a irritabilidade por não ser compreendido;
-As tecnologias dos aparelhos auditivos facilitam seu dia a dia;
-Ruídos e zumbidos ficam no passado ou são amenizados;
-O risco de acidentes é menor;
- A autoestima e a autoconfiança são restabelecidas;
- Previne a depressão;
-Os estímulos cerebrais são maiores e com isso de previne o aparecimento de doenças neurológicas como ao Alzheimer;
- Ter mais longevidade.



A comunicação está em todo lugar, sendo a verbal a mais comum em nossos convívios. Não conseguir participar dela é um grande incômodo experienciado por quem apresenta este problema.



Somente ao testar o aparelho auditivo você será mais um que saberá como este dispositivo pode mudar sua vida por completo. Faça um teste domiciliar sem compromisso e lhe permita desfrutar de prazeres esquecidos.

Vanessa Moraes é Fonoaudióloga e Audiologista na Sonicon, em Cuiabá (MT).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5160/visualizar/