Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 25 de Março de 2023 às 07:08
Por: Ricardo Augusto de Oliveira

    Imprimir


Parabéns Mato Grosso, pela aprovação da LEI Nº 12.029, DE 20 DE MARÇO DE 2023, de autoria do excelentíssimo Deputado Eduardo Botelho, que estabelece diretrizes e estratégias para a divulgação, orientação e tratamento psicológico e psiquiátrico para atendimento à pessoa acometida de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e tendências suicidas, associados ao isolamento pós- pandemia da covid-19, e dá outras providências.

Lei esta publicada no diário oficial do estado dia 21/03/2023, e que estabelece as unidades de saúde e as unidades escolares da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso devem prestar orientações aos pacientes, aos alunos e a seus familiares sobre o acometimento de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e tendências suicidas, em decorrência do isolamento pós-pandemia da covid-19.

Talvez você não saiba, mas, hoje, muitas crianças já estão sofrendo com ansiedade e depressão

Sem dúvida, uma ação urgente e necessária para o nosso tempo.

Talvez você não saiba, mas, hoje, muitas crianças já estão sofrendo com ansiedade e depressão, seja por motivos de pressão familiar para obter boas notas; seja por não terem sido preparadas adequadamente pelos pais para lidarem com frustrações e perdas; seja por não desenvolverem a interação social que está se perdendo a cada dia com o excesso de uso das mídias digitais e jogos web; seja por situações de riscos e agressões que vivem nas diversas realidades desse nosso mundo; e tantos outros motivos.

Quando a criança se esconde atrás das telinhas, nem sempre é por diversão, mas por procurar um lugar onde ela se sinta segura, acolhida, pertencente a um grupo social que a ouve e se diverte com seus momentos e assuntos. Se seus pais e familiares se dedicassem a este fazer, muitas não se esconderiam lá, evitando interagir com outras pessoas, desenvolvendo ansiedade, depressão, e estando sob risco de serem aliciadas.

Essas crianças estão crescendo e serão o futuro desta nação, você há de convir que precisamos delas com a melhor saúde mental possível, não é mesmo?

Agora precisamos avançar no PDCA.

Até aqui temos a preparação do “P” do PDCA”, devemos agora concluir o “P” e iniciar e executar os “DCA”, que seria executar, monitorar/acompanhar, avaliar e replanejar. E sinceramente, é exatamente aqui que nós, enquanto estado, muitas vezes pecamos.

Venho então, não só elogiar e agradecer ao estado pela publicação da Lei, mas, também pedir, que ela venha ser executada, acompanhada de perto, monitorada, avaliada constantemente com apoio de indicadores pertinentes, e que não venha ser uma ação descontinuada.

Apliquem o PDCA.

Respeitosamente,

E que Deus nos abençoe.

Ricardo Augusto de Oliveira é servidor público da Educação de Mato Grosso



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5178/visualizar/