Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 03 de Maio de 2023 às 05:15
Por: Thiago Vinicius Pinheiro da Silva

    Imprimir


A liderança positiva em segurança pública é uma solução importante e que tende a mudar as perspectivas do papel do Estado na forma preventiva aos crimes.

Estamos acostumados com um denso arcabouço legislativo, cheio de normas e punições, mas ainda é incipiente a perspectiva de políticas preventivas e/ou que estimulem boas práticas na vida em sociedade.

Na Inglaterra, uma iniciativa de liderança positiva ilustra bem essa nova abordagem, trata-se do programa "multa positiva" (positive ticketing, em inglês), que foi criado durante o mandato do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, como parte de uma estratégia mais ampla de policiamento comunitário e prevenção do crime.

O objetivo do programa era incentivar comportamentos positivos por parte dos cidadãos, em vez de apenas punir comportamentos negativos. Os policiais recebiam cartões especiais que poderiam ser entregues a pedestres, ciclistas e motoristas que estivessem seguindo as regras de trânsito, ajudando outras pessoas ou de outra forma agindo de maneira positiva.


Os cartões funcionavam como uma espécie de "recompensa" por bons comportamentos e tinham mensagens como "bem feito" ou "obrigado por tornar nossa cidade mais segura". Além disso, os cartões também davam descontos em lojas locais e outros incentivos.

O programa "multa positiva" teve como objetivo principal melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, aumentando a confiança e a cooperação entre as duas partes. Também visava a prevenção do crime, ao incentivar comportamentos positivos que tornam as comunidades mais seguras.

Os resultados do programa foram bastante positivos. Uma pesquisa realizada pela Polícia Metropolitana de Londres em 2006 descobriu que a maioria dos entrevistados que receberam o cartão se sentiu mais positiva em relação à polícia e mais motivada a seguir as regras de trânsito no futuro.

O programa também foi ampliado para outras cidades do Reino Unido, e outros países, como o Canadá, também adotaram iniciativas semelhantes. Em resumo, o programa "multa positiva" é um exemplo de liderança transformadora em segurança pública, que busca promover comportamentos positivos e melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, com resultados positivos na prevenção do crime e na construção de comunidades mais seguras e colaborativas.

O que achou da iniciativa? Essa técnica funcionaria no Brasil? Sua opinião é importante, deixe seus comentários e sugestões.

Thiago Vinicius Pinheiro da Silva é secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5261/visualizar/