Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 07 de Maio de 2023 às 04:19
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


A sociedade internacional da inteligência artificial solicitou um prazo de 06 meses de paralisação de suas atividades porque uma descoberta recente que não se sabe qual é, está precisando de estudos para que se descubra o controle dos impactos que ela irá causar no futuro da humanidade.

Quem sabe se tal descoberta não seja o moto contínuo ou outra resposta que a humanidade espera há muito tempo para melhorar as condições do mundo e, sobretudo, das pessoas. Enfim, está-se frente a uma Caixa Preta que não se sabe o que está acontecendo dentro dela.

Não se tem ideia do que se trata, daí toda sorte de indagações a respeito do assunto. Ficou no ar a resposta para o enigma. Os cientistas são lacônicos e não há nenhuma resposta satisfatória.

Dan Brown é o autor que sempre li para tentar me inteirar dos avanços tecnológicos abordados em seus livros. Gosto, também, de Frederick Forsyth que aborda os avanços tecnológicos das armas militares.


Li, ultimamente. o livro Nunca. de Ken Follett, que nos alerta para o equilíbrio precário da paz no universo e dos riscos que corremos com avanços tecnológicos dos arsenais nucleares e biológicos, colocando o mundo em cima de um fio de navalha.

Confesso a minha ignorância na área da inteligência artificial, mas o prazo pedido pelos cientistas da área para revelar um incógnito avanço me deixou apreensivo sem saber o que pensar.

Não sei se os cientistas conseguirão manter o segredo por 6(seis) meses. Alguma razão muito séria existe para tanto mistério. A cautela deve ser procedente e a espera é inquietante. Vamos torcer para que os cientistas encontrem o respaldo para o que virá.

Neste mundo assombrado por tantos demônios, seria salutar que a ciência - que nos tirou das cavernas - traga alguma coisa que aponte para um futuro melhor, mais seguro e mais digno, pois estamos numa quadra incerta e insegura que pode desaguar numa catástrofe, pondo tudo a perder e, deste mundo, não sobrará nem as baratas.

Que a (s) as nova(s) descoberta(s) sirvam, entre tantas outras coisas, para colocar juízo no coração dos homens, sobretudo, daquele que têm o poder de decidir os destinos das outras pessoas e do mundo para que tenha início um futuro de paz e prosperidade, pois tem muita gente que, perigosamente, está plantando chuva e, certamente, irá colher tempestade.

Renato Gomes Nery é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5268/visualizar/