Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 08 de Maio de 2023 às 06:37
Por: Renato de Paiva Pereira

    Imprimir


O Projeto de Lei (PL) que trata das Fake News está em andamento do Congresso Nacional. Já não era sem tempo, pois são tantas as aberrações que prosperam na internet que é impossível o poder público ignorá-las.

Um caso que fiquei sabendo há poucos dias, extraído de um grupo de Watsapp, remetia a um relatório que teria vazado do Exército, citando uma revolta das Forças Armadas. Interessante que esse “documento” a que a pessoa que o postou teve acesso não apareceu em nenhum órgão profissional de imprensa.

Por que será que a grande imprensa nacional não noticiou este racha militar? Brasília é o centro das notícias políticas do País e para lá todos os jornais importantes enviam seus profissionais mais experientes. Esses jornalistas, selecionados entre os melhores, possuem contatos (fontes) em todos os poderes, cultivadas pela confiança que inspiram e pela interação cotidiana.Seria possível que todos os profissionais super capacitados de dezenas de órgãos de imprensa que disputam a publicação das notícias em primeira mão, sejam uns ingênuos a ponto de serem superados por pessoas despreparadas, na busca de furos jornalísticos?

Um trilhão de dólares é mais que a metade do PIB brasileiro no ano passado

Vou citar mais uma notícia que mostra o tamanho da irracionalidade que campeia nas redes sociais. No dia da eleição do segundo turno (informa o post), quando Bolsonaro já estava com 87% dos votos apurados, reuniram-se emergencialmente o Ministro Alexandre, os donos da Globo, o Lulinha, ministros do TSE entre outros funcionários graduados. Combinaram uma propina de um trilhão de dólares a ser dividida entre os ministros para virarem os votos do Bolsonaro para o Lula. Acertado o preço foi dada a ordem para reprogramarem os computadores e o Lula venceu.


Como é que pode os que criaram essa bobeira e os que acreditaram nela não perceberem o absurdo que ela contém? Um trilhão de dólares é mais que a metade do PIB brasileiro no ano passado.

Mas vamos prosseguir com a história, já agora fantasiando. Decidida a eleição a favor do PT cumpria pagar os responsáveis pela vitória. Foi então que o Zé Dirceu falou com o representante dos “comprados” pedindo o Pix de cada um para transferir o dinheiro. “Pelamor de Deus! disse o representante dos ministros, sem essa de deixar rastros, queremos em dinheiro vivo”.

Seguindo a fantasia: decidiram então os ministros que a grana seria entregue em um sítio que um deles tinha nos arredores de Brasília.No dia marcado, quando escureceu, um farol possante clareou entrada do sítio. Todos pararam de comer o churrasco para receber a propina. Pasmados, viram encostar um caminhão bi trem, daqueles que carregam 50 toneladas. O motorista perguntou quem era o responsável pelo recebimento da encomenda, que estava em palets de mil quilos cada um.

Desnorteados, os novos bilionários não sabiam o que fazer e planejavam buscar uma paleteira quando o condutor do caminhão pediu para eles apressarem porque outros 199 caminhões estavam a caminho.

Voltando à realidade: Uma cédula de 100 dólares pesa 1 g; um trilhão de dólares tem 10 bilhões de notas de 100 dólares que pesam 10 milhões de kg. Ou seja, seriam necessários 200 caminhões bi trens para transportar a propina que as redes sociais garantem que foram pagas pelo PT para garantir a vitória.

Renato de Paiva Pereira é empresário e escritor



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5270/visualizar/