Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 08 de Maio de 2023 às 06:37
Por: Adriano Pinho

    Imprimir


O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT), atuante na conscientização para um trânsito seguro, declara apoio ao movimento, afinal, são os ortopedistas que acompanham desde o primeiro atendimento nos prontos-socorros até a recuperação dessas vítimas, que poderão carregar sequelas para o resto da vida.

O assunto é importante para coordenar uma ação entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária para, efetivamente discuti-lo, propagando conhecimento e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em março deste ano a Comissão de Coleta, Análise de Dados e Gestão da Informação, que tabula os números do Boletim Epidemiológico do Programa Vida no Trânsito de Cuiabá apresentou informações sobre os acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos no município no ano de 2021. Os dados mostraram que foram 80 vítimas fatais, referindo-se aos casos de óbitos ocorridos no local do acidente e os que aconteceram até 30 dias após.

O assunto é importante para coordenar uma ação entre o poder público e a sociedade civil

É bom ressaltar que o conhecimento sobre fatores e condutas de risco serve para subsidiar políticas de prevenção de lesões e mortes, levar à conscientização sobre as principais medidas de segurança, que são de extrema importância e reforçá-las diariamente.


A Sbot-MT realiza e participa anualmente de campanhas orientativas sobre temas relacionados ao trânsito como segurança sobre duas rodas, pois acredita que o comportamento e a conscientização do piloto são fundamentais para uma pilotagem segura, uso do cinto de segurança, em apoio e incentivo à Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito, Álcool X Direção, além do tema Celulares X Direção, prática maléfica que tem se tornado cada vez mais comum nas cidades.

Para finalizar, é importante lembrar que a participação da Sbot em ações para conscientização por um trânsito seguro faz parte da missão da entidade.

Sobre a SBOT

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é uma associação nacional de especialidade médica, unidade conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB), responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia. A SBOT promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, além de prover condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Adriano Pinho é médico ortopedista, traumatologista, cirurgião de mão, mestre em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar e presidente da Sbot-MT



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5271/visualizar/